PCP AR

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS

Grupo Parlamentar

Assembleia da República aprova proposta do PCP para construção da ponte Alcoutim-Sanlúcar

Comunicado:

Hoje, dia 27 de outubro, a Assembleia da República aprovou o Projeto de Resolução do PCP que recomenda ao Governo que retome o processo de construção da Ponte Internacional do Guadiana entre Alcoutim e Sanlúcar, desenvolvendo as necessárias diligências – incluindo contactos com as autoridades espanholas e andaluzas – com vista à rápida concretização desta infraestrutura, vital para o desenvolvimento económico e social do Nordeste Algarvio. PS, PSD e CDS abstiveram-se nesta votação.

Este é o primeiro passo para a concretização de uma reivindicação antiga das populações de ambas as margens do rio Guadiana. A construção desta infraestrutura terá um impacto importantíssimo na dinamização da economia local e na atração e fixação de novos habitantes, combatendo, dessa forma, um processo acelerado de despovoamento e envelhecimento demográfico que afeta o Nordeste Algarvio há algumas décadas.

Ao longo dos anos, o PCP tem-se batido, de forma empenhada e consistente, pela construção de uma ponte sobre o Guadiana, ligando Alcoutim e Sanlúcar. Em julho de 2013, o Grupo Parlamentar do PCP já havia apresentado na Assembleia da República o Projeto de Resolução n.º 798/XII, que recomendava ao Governo a construção da Ponte Internacional do Guadiana entre Alcoutim e Sanlúcar. Essa iniciativa foi chumbada pela maioria PSD/CDS de então, mas mereceu os votos favoráveis de PS, PCP, BE e PEV.

Na votação de hoje, o PS alterou o seu sentido de voto, optando por uma abstenção, quando há quatro anos, na oposição, havia votado a favor. Tal alteração de sentido de voto do PS em nada contribui para a concretização do objetivo da construção da Ponte Alcoutim-Sanlúcar.

Da parte do PCP, mantemo-nos fiéis aos compromissos assumidos com os alcoutenejos. Exigiremos do Governo do PS que cumpra a decisão hoje tomada na Assembleia da República, dando os passos necessários para que a ponte de Alcoutim-Sanlúcar se torne rapidamente uma realidade.

Faro, 27 de outubro de 2017

XXI Congresso PCP

Ligações

avante_mod2cor

militante_mod2cor

ediesavante_mod2cor

Contactos - www.algarve.pcp.pt