PCP_AR
PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS
Grupo Parlamentar

Comuni cado de imprensa:

Ontem, uma delegação do PCP, integrando o deputado Paulo Sá, eleito pelo Algarve, e membros da Direção Regional do Algarve e da Comissão Concelhia de Lagos, reuniu com a ASCAL - Associação de Criadores de Gado do Algarve. Nesta reunião, a ASCAL apontou a existência de um matadouro no Algarve como um elemento essencial para a dinamização da produção de carne na região.

A necessidade de um matadouro regional não foi eliminada com a entrada em funcionamento do Matadouro do Litoral Alentejano, já que as distâncias a percorrer para realizar o abate dos animais são significativas e incomportáveis para os produtores de carne algarvios.

Em abril de 2011, o CDS, quando se encontrava na oposição, apresentou um projeto de resolução (n.º 266/XI/2ª), subscrito por 20 deputados, entre os quais a atual Sr.ª Ministra da Agricultura, do Mar, do
Ambiente e do Ordenamento do Território, recomendando "ao Governo que providencie a abertura, com urgência, de um Matadouro Regional no Algarve, face à gravidade da situação existente e aos custos financeiros insuportáveis dela decorrentes para os produtoresalgarvios e ao aumento significativo do preço no consumidor também resultantes desta situação".

Tal exigência, formulada quando o CDS se encontrava na oposição, não pode ser ignorada quando o CDS se encontra no Governo! Exige-se que o CDS cumpra a sua promessa, implícita no projeto de resolução n.º 266/XI/2ª, e que o Ministério dirigido por Assunção Cristas avance, quanto antes, para a construção do Matadouro Regional do Algarve.

Em março de 2012, o Grupo Parlamentar do PCP questionou o Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Territóriosobre a instalação de um matadouro no Algarve, tendo o Ministério, informado que "a instalação do matadouro regional, sua tipologia e capacidade, está em estudo e análise por este Ministério".

O Grupo Parlamentar do PCP voltou a questionar o Governo (pergunta em anexo) sobre a abertura de um matadouro regional no Algarve, solicitando informação sobre as conclusões dos estudos e das análises
que o Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território estava a efetuar em março de 2012. Questionou ainda o Governo sobre a data da entrada em funcionamento do matadouro regional do Algarve, assim como sobre a sua localização e capacidade.
29 de Janeiro de 2013
Pergunta:

XXI Congresso PCP

Ligações

avante_mod2cor

militante_mod2cor

ediesavante_mod2cor

Contactos - www.algarve.pcp.pt