VideoContra a Fusão dos Hospitais de Faro, Portimão e Lagos num único Centro Hospital

 

 

 

Sr.ª Presidente, Srs. Deputados,

 

Começo por saudar os quase 7.000 subscritores da petição promovida pela Comissão de Utentes dos Serviços de Saúde de Portimão em defesa do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio e da manutenção de todos os serviços e especialidades dessa unidade hospitalar.

 

Os cuidados de saúde no Algarve degradaram-se de forma acentuada devido à política, levada a cabo por sucessivos governos do PS, PSD e CDS, de ataque ao Serviço Nacional de Saúde e de subfinanciamento crónico das unidades hospitalares. Há um ano, o atual Governo desferiu mais um golpe contra os cuidados de saúde na região algarvia ao impor a fusão dos hospitais de Faro, Portimão e Lagos no Centro Hospitalar do Algarve, uma medida que ocorreu à margem e em confronto com as populações, os profissionais de saúde e as entidades locais.

 

A opção do Governo de fundir os hospitais algarvios num único centro hospitalar não assentou em critérios clínicos, de acessibilidade dos utentes ou de qualidade do serviço, mas apenas em critérios de natureza economicista que visam reduzir as despesas com a Saúde, mesmo que à custa da degradação dos cuidados prestados às populações.

 

A concentração dos hospitais de Faro, Portimão e Lagos num único centro hospitalar não serve o interesse dos algarvios e do Algarve, apenas beneficia as entidades privadas prestadoras de cuidados de saúde da região. É extremamente revelador o facto de a multiplicação da oferta de serviços de saúde privados na região algarvia ocorrer em paralelo, e em consequência, do estrangulamento financeiro a que são sujeitos os hospitais do Algarve.

 

Desde o primeiro momento, o PCP rejeitou a opção do Governo de fusão dos hospitais do Algarve num único centro hospitalar. Apresentámos há um ano um Projeto de Resolução exigindo que se pusesse fim a esse processo de fusão, que se mantivessem todos os serviços e valências dos hospitais algarvios e que lhes fossem atribuídos os meios humanos e financeiros adequados à prestação de cuidados de saúde de qualidade. Essa proposta foi chumbada pelo PSD e CDS. Um ano depois, perante a crescente degradação dos cuidados de saúde no Algarve, voltamos a apresentar essa proposta. Uma proposta que vai de encontro às necessidades das populações e dos profissionais de saúde. Uma proposta que serve o interesse do Algarve e dos algarvios.

 

Disse!

XXI Congresso PCP

Ligações

avante_mod2cor

militante_mod2cor

ediesavante_mod2cor

Contactos - www.algarve.pcp.pt