Pagina FUNDO cdu Lagos

Na reunião ordinária de Dezembro, a Assembleia Municipal de Lagos aprovou por unanimidade, uma Proposta apresentada pelos eleitos da CDU intitulada.

ADESÃO DA BAÍA DE LAGOS AO CLUBE DAS MAIS BELAS BAÍAS DO MUNDO

O Clube das Baías Mais Belas do Mundo foi formado em Berlim, na Alemanha, em 10 de Março de 1997, compreendendo hoje 41 baías associadas, pertencentes a 25 países.

Actualmente são membros activos do Clube as baías portuguesas de Setúbal, que desempenha neste mandato o cargo de Presidente, e a da Horta.

De entre os objectivos do Clube, destacamos:

. Favorecer intercâmbios, estabelecimento de contactos e o diálogo com organizações, universidades e centros de pesquisa internacionais, cujos objectivos e resoluções reforcem os interesses do Clube, dos seus membros e populações.

. Proporcionar o intercâmbio entre os seus membros nas temáticas ambiental, social, económica e turística.

. Facilitar a troca de experiências e conhecimentos entre os membros do Clube nos campos da promoção, protecção, conservação, valorização e turismo, desenvolvimento económico e social.

. Proporcionar o intercâmbio social, cultural, desportivo, empresarial e industrial entre as populações das baías membro.

. Contribuir para a conservação e melhoria das condições ambientais e sua protecção, e fornecer o acesso a pesquisas e estudos científicos que permitam atingir os objectivos de conservação e turismo, e de desenvolvimento económico e social.

A qualidade natural da baía de Lagos, em dimensão e em beleza global, apresenta uma muito particular relevância em termos históricos, paisagísticos e ambientais, assim como é factor de desenvolvimento e progresso nos campos dos recursos naturais, do turismo e das actividades náuticas de lazer e desporto.

A oportunidade criada pela possibilidade de adesão a uma organização internacional como o Clube das Mais Belas Baías do Mundo, cujos objectivos podem contribuir para o desenvolvimento do Município de Lagos e se enquadram no interesse regional e nacional, vem abrir novas perspectivas na promoção mundial do Município, pelo que se justifica inteiramente esta adesão.

Perante estas considerações, a Assembleia Municipal deliberou, por unanimidade, recomendar à Câmara Municipal de Lagos que proceda às diligências necessárias para apresentar candidatura de associação da Baía de Lagos ao Clube das Mais Belas Baías do Mundo.

Lagos, 03.Janeiro.2018