fuga caxias 17NOV Olhao

PCP evoca Fuga de Caxias com Domingos Abrantes, um dos protagonistas.
 
Dos episódios que marcaram a heróica resistência dos comunistas à ditadura fascista, as fugas das prisões encontram-se ente os mais notáveis, particularmente porque ao evadir-se, os comunistas, faziam-no para continuar, cá fora, a luta contra o fascismo e também pelo que essas fugas revelam de persistência, coragem e organização. A fuga de Caxias é disto um excelente exemplo.
 
Quando na manhã do dia 4 de Dezembro de 1961, oito dirigentes e militantes do PCP escaparam em alguns instantes do Forte de Caxiasnum carro blindado, tinham atrás de si um longo tempo de preparação, durante o qual houve que avaliar possibilidades e riscos e prever o imprevisível. Muitos planos foram traçados e quase outros tantos acabariam por cair por terra. Até àquele que acabaria por devolver os oito comunistas à liberdade.
É sobre este acontecimento, o seu significado e o impacto na continuação da luta, que a Organização Concelhia de Olhão do PCP, promove a Sessão Evocativa: «Fuga de Caxias, uma fuga audaciosa pela Liberdade e pelo Socialismo», com a participação de Domingos Abrantes, protagonista desta fuga.
 
A sessão aberta a todos os interessados, decorre no Sábado, 17 de Novembro, pelas 16h, em Olhão, no Centro de Trabalho do PCP localizado na Praça da Restauração, junto ao museu da cidade. 
 
Comissão Concelhia de Olhão do Partido Comunista Português

XXI Congresso PCP

Ligações

avante_mod2cor

militante_mod2cor

ediesavante_mod2cor

Contactos - www.algarve.pcp.pt