Intervenção de Ângelo Nascimento, membro da DORAL do PCP 

9.ª Assembleia da Organização Regional do Algarve

15 Dezembro 2018, Faro

9 AORAL Angelo Nascimento

Camaradas

O mundo vive uma acentuada agudização da luta de classes.

No plano ideológico e comunicativo, a ofensiva imperialista, apoiada na rede de multinacionais da comunicação, assume enorme dimensão, com o objectivo de mistificar a natureza exploradora e opressora do capitalismo e ocultar o ideal e o projecto comunista.
No nosso País, impõe-se denunciar e combater o controlo dos principais meios de comunicação pelo capital monopolista, que fez deles um poderoso instrumento de dominação ideológica.

na nova fase da vida política nacional, apesar das limitações do Governo PS, intensificou-se a ofensiva para reverter o processo em curso de defesa, recuperação e conquista de direitos dos trabalhadores e do povo. 
A sistemática ocultação, discriminação, deturpação e caricatura do Partido na comunicação social, num coro afinado, tem impacto negativo na consciência política dos trabalhadores e do povo.

A pregação mediática da mentira organizada, das inevitabilidades e da resignação, a promoção de conteúdos e protagonistas ao serviço do grande capital, impõem o insistente esclarecimento, a denúncia e o protesto.

E exigem ao Partido uma intervenção junto da comunicação social, persistente, cuidada e dirigida, no plano político e ideológico, repondo a verdade e afirmando as nossas posições, propostas e iniciativas.

Camaradas e amigos

Neste quadro de mistificação ideológica e discriminação informativa, é ainda mais importante que a mensagem do Partido seja concretizada em tempo útil, para esclarecer as meias verdades e mentiras do grande capital e dos seus instrumentos.

Assim, é uma questão central, na defesa de direitos constitucionais, prosseguir o combate às discriminações, ilegalidades e tentativas de impedir a liberdade de acção e expressão do Partido e a sua propaganda.
As comunicações electrónicas são controladas por transnacionais, mas ainda assim, camaradas, as comunicações electrónicas são um meio de intervenção importante na comunicação, informação e propaganda do Partido.

A propaganda do Partido assume um papel importante na difusão da nossa mensagem, como meio de contacto com os trabalhadores e a população, como instrumento da difícil luta ideológica que tem de travar.

As condições criadas na Direcção Regional do Algarve no plano da propaganda têm permitido, em todos os
Concelhos, uma resposta rápida na denúncia de problemas e em tomadas de posição, com uma boa divulgação das posições do Partido sobre questões locais.

As tarefas de informação e propaganda mantiveram-se a um bom nível no plano da região, com a presença de rua regular com a maioria das organizações do Partido a assumirem um contacto com os trabalhadores e as populações, e com a informação junto dos órgãos locais e regionais de comunicação social.

Importa sublinhar a necessidade de dar continuidade e melhorar as tarefas relacionadas com propaganda visual, por via de MUPIs, outdoors e outro tipo de cartazes (cuja rede foi reforçada nestes anos), assim como com faixas.

A intervenção do Partido tem continuado através da propaganda escrita, seja nacional, seja de natureza local ou regional, com boletins e comunicados concelhios, de freguesia, de sector ou de célula e tomadas de posição sobre os mais diversos temas e questões.

Tem prosseguido a mobilização dos trabalhadores e do povo para as lutas e as acções de agitação, com a realização regular de iniciativas de rua,como as tribunas públicas, desfiles e outras acções, com a utilização eficaz de carros de som.

A divulgação de iniciativas e propostas por meios electrónicos, seja a página da DORAL na internet, seja a que foi criada no Facebook a par de outras já existentes, seja ainda o correio electrónico.

Torna-se ainda importante realizar reuniões regionais para a Informação e Propaganda, como forma de trocar experiências, simplificar processos, adquirir e gerir material e estimular o envolvimento das organizações.

Para que se concretize em Portugal uma política patriótica e de esquerda, no rumo da democracia avançada, do socialismo e do comunismo.

VIVA O PCP

 

IX AORAL

Ligações

avante_mod2cor

militante_mod2cor

ediesavante_mod2cor

Contactos - www.algarve.pcp.pt