Início

Newsletter

Assinar Newsletter:


Receber em HTML?




Organização Regional do Algarve do PCP
Conferência de Imprensa PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 20 Novembro 2007 16:35

Na próxima 5ª feira, 22 de Novembro, pelas 17H00, no Centro de Trabalho do PCP em Faro, terá lugar uma Conferência de Imprensa de apresentação pública do documento de análise regional “Novo Rumo, Outra Política”.

Esta iniciativa decorre do quadro preparatório da Conferência Nacional do PCP sobre “Questões Económicas e Sociais” que terá lugar a 24 e 25 de Novembro, no concelho do Seixal.

20 de Novembro de 2007                           
O Secretariado da DORAL do PCP

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
pcp

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS

Direcção da Organização Regional do Algarve


Comunicado da DORAL – 1 de Março de 2013

 

A Direcção da Organização Regional do Algarve do PCP, reunida a 1 de Março, procedeu à avaliação da situação económica e social na região, mas também, ao crescente e necessário desenvolvimento da luta de massas para pôr fim ao rumo de desastre nacional que está em curso. A DORAL apontou orientações e medidas visando a intensificação da iniciativa política, a preparação das próximas eleições autárquicas e o indispensável reforço do PCP.

 

 

1.- Algarve: uma região marcada pelo desemprego, pela exploração e pelo empobrecimento

 

O desemprego é hoje, pela sua dimensão e profundidade, não só o maior flagelo social que atinge a região – cerca de 80 mil trabalhadores - , mas também o principal elemento aferidor do carácter destruidor que a política do Governo PSD/CDS tem imposto. O Algarve é a região do país com mais desemprego (28% em sentido lato), sendo que metade dos seus jovens se encontram nesta situação e a larga maioria não tem direito ao subsídio de desemprego. Uma realidade que, tal como o PCP sempre afirmou, é inseparável de uma política de abandono e destruição do aparelho produtivo e que podendo ter oscilações sazonais – devido ao turismo –, é um problema estrutural que tende a agravar-se. Na situação actual, todas as medidas e anúncios efectuados pelo governo sobre esta matéria não passam de mera propaganda que esbarra com a verdadeira fábrica de desempregados que o governo constitui. A cada dia que passa fecham as portas de dezenas de pequenas e médias empresas dos mais variados ramos de actividade; nas autarquias locais há largas centenas de postos de trabalho em risco, por via da Lei do Sector Empresarial do Estado, do recurso ao chamado PAEL e da Lei dos Compromissos; no ensino centenas de professores poderão vir a perder o emprego no final do ano lectivo; na hotelaria, comércio (incluindo grandes superfícies), transporte rodoviário (ex:Frota Azul), na indústria (CIMPOR) chegam notícias diárias de ameaças de despedimento.

 

Continuar...
 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

pcp

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS

Direcção da Organização Regional do Algarve

 

Desemprego no Algarve: máximo histórico reforça a necessidade de intensificar a luta pela demissão do governo e mudança de política

 

  1. Os dados divulgados pelo INE referentes ao Inquérito ao Emprego do 4o trimestre de 2012, confirmam a tendência de agravamento do desemprego e de destruição do emprego dos últimos anos e em especial após a assinatura do Pacto de Agressão que PS, PSD e CDS assumiram com a União Europeia e o FMI. Nos últimos 18 meses foram destruídos em Portugal 361 200 postos de trabalho, mais 248 200 trabalhadores foram para o desemprego e a taxa de desemprego em sentido restrito agravou-se 39,7%, passando de 12,1% para 16,9%.

 

  1. No 4o trimestre de 2012 o desemprego em sentido restrito atingiu os 923 200 trabalhadores (16,9%) e em sentido lato – número mais próximo da realidade - 1 443 900 trabalhadores (25,3%). A região do Algarve, é neste contexto, a zona do país onde o desemprego é maior com uma taxa em sentido restrito de 19,7%, e em sentido lato próximo dos 28%, ou seja mais de 70 mil trabalhadores nesta situação.

Continuar...
 
Declarações de José Soeiro PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 13 Novembro 2007 14:18

O executivo da DORAL chama a atenção para as declarações do deputado do PCP José Soeiro, sobre a ponte do Arade, que podem ser lidas na Secção - Iniciativas dos Concelhos, Portimão.

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Comcio_Faro_2_2_13

Intervenção de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP, Faro, Comício «Por uma Alternativa Patriótica e de Esquerda. Um futuro digno para o Povo e o País»

Dar força à luta pela demissão do governo do PSD/CDS e a devolução da palavra ao povo

Sábado 2 de Fevereiro de 2013

 

Este ano e meio de Governo do PSD/CDS e de aplicação do programa de medidas do Pacto de Agressão, traduz-se já numa tragédia para o país com o retrocesso que promoveu em todos os domínios da vida nacional.

O ano de 2012 que há pouco findou, foi particularmente dramático para a vida de milhões de portugueses. Desemprego como nunca tivemos e sempre a crescer a um ritmo avassalador. Recessão económica profunda, com destruição brutal da capacidade produtiva do país. Venda do património e empresas do país ao estrangeiro, agravando ainda mais a sua dependência. Ataque sem precedentes aos direitos laborais dos trabalhadores portugueses, afectando, nomeadamente, os direitos ao trabalho, ao salário, a um horário, com o aumento desmesurado da exploração. Empobrecimento generalizado, com o recuo de quase dez anos do poder de compra dos trabalhadores e das outras camadas populares, agravamento das desigualdades sociais e regionais e alastramento da pobreza extrema.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 Seguinte > Final >>

Pág. 43 de 55

Ligações

avante_mod2cor

militante_mod2cor

ediesavante_mod2cor

Video

balancoAR