pcp

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS

Comissão Concelhia de Vila Real de Santo António

VRSA - Concentração de serviços públicos – centro de emprego e segurança social – é contrária aos interesses das populações

O Governo acaba de transferir os serviços da Segurança Social de Vila Real de Santo António para o edifício do Instituto do Emprego e Formação Profissional, concentrando serviços dentro da tese economicista que tem vindo a aplicar em todo o País.

Este é mais um passo na política de encerramento e concentração de serviços públicos nas áreas da saúde, educação e segurança social que tem vindo a ser imposta por sucessivos governos e que consta da encomenda da Troika estrangeira, em benefício do capital financeiro e das grandes fortunas. Ao relembrarmos aqui o progressivo encerramento de escolas, serviços de saúde, repartições de finanças, tribunais, juntas de freguesia, estações de correio que os governos do PS e PSD/CDS têm vindo a concretizar em claro prejuízo para as populações, estamos a chamar a atenção para o facto desta medida ser uma ante-câmara de futuros encerramentos.

Em nome do combate ao défice das contas públicas, provoca-se a degradação dos serviços para defender as virtudes da sua entrega ao capital privado, o que significa afastamento da população mais carenciadas desses serviços, salvo se pagar, mesmo que não possa.

Quando se exigia a melhoria das actuais instalações da Segurança Social em Vila Real de Santo António que estão degradadas, a sua transferência para as instalações do “Centro de Emprego” não só não criará nenhum posto de trabalho, como será utilizada mais adiante para justificar a chamada «mobilidade interna» e a dispensa de trabalhadores destes serviços, até mesmo para aqueles que tem por missão trabalhar nas políticas de emprego. No fundo, a transferência deste serviço – onde são tratados todos os assuntos relacionados com pensões e reformas, subsídios e outras prestações pagas pela segurança social - para o Centro de Emprego contribuirá para uma degradação do atendimento à população.

O PCP alerta a população de Vila Real de Santo António para a necessidade de dar combate a esta política ruinosa para o povo português, com a exigência da demissão do governo PSD/CDS, recentemente derrotado nas urnas, e a convocação de eleições antecipadas pelo presidente da República, que dê a palavra ao povo e abra caminho a uma outra política patriótica e de esquerda que defenda o povo e o país e cumpra a Constituição da República Portuguesa.

Vila Real de Santo António, 30 de Maio de 2014

A Comissão Concelhia de Vila Real de Santo António do PCP