CDU logo Carta

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE LAGOS APROVA POR MAIORIA PROPOSTA DA CDU GESTÃO INTEGRADA E SUSTENTÁVEL DA ÁGUA NO CONCELHO DE LAGOS

Os eleitos da CDU apresentaram na última sessão da Assembleia Municipal de Lagos de 21 de Fevereiro de 2022 uma proposta sobre a a Gestão integrada e sustentável da água no concelho de Lagos. A proposta foi aprovada por maioria com os votos contra do PSD e do CH.

A proposta referia que ao longo da história da Cidade de Lagos, a água tem tido um papel particularmente importante, pela sua génese com o aqueduto e as bicas urbanas medievais e as casinhas de água da primeira rede de abastecimento público.

Convém ter sempre presente que água, cujo Dia Mundial se comemora no próximo dia 22 de Março, é um recurso estratégico finito que, além de essencial para manter a vida no planeta Terra, permite sustentar a biodiversidade, a produção de alimentos, de ser o suporte de todos os ciclos naturais, tem uma extrema importância ecológica, económica e social.

Segundo o IPMA, o território português está em seca meteorológica, pelo que se apresenta tabela comparativa com dados da última apreciação na Assembleia Municipal de 25/11/2019:

Tipo de Seca

Out. 2019

Jan. 2022

Seca Fraca

0.6%

Seca Moderada

33.5%

53,7%

Seca Severa

31,9%

34,2%

Seca Extrema

4,3%

11,5%

O Grau de Severidade da seca meteorológica no final de Janeiro de 2022 é superior ao que se verificou nos anos 2012, 2018 e 2019.

Volume Útil da Água nas Barragens do Algarve

Set.2019

Jan. 2022

Odelouca

50.5%

Odeleite

39.6%

52.4%

Beliche

32.7%

44.7%

Bravura

34,4%

14,4%

Funcho

63.8%

66.4%

Arade

30.2%

46.2%

De salientar que o Algarve se encontra nos mais graves níveis de seca, o Barlavento em seca severa e extrema e o Sotavento em seca extrema, o que exige de todos medidas urgentes no uso da água para evitar gravíssimos riscos para a vida e a economia da região.

Considerando os dados anteriores verifica-se uma situação alarmante em Lagos.

Esta situação, já a caminho de atingir foros de dramática para a vida de todos os sectores sociais e económicos do Concelho, exige da parte de todos a consciencialização da gravidade do problema, que reclama a participação de toda a população residente e visitante com o abandono de hábitos despreocupados como na rega de jardins e campos de golf e enchimento de piscinas.

Da parte dos órgãos das autarquias locais, além de idênticos procedimentos e de urgentes medidas muito eficazes de informação e mobilização da população, uma muito mais rigorosa gestão integrada e sustentável deste recurso natural.

Neste sentido os eleitos da CDU propuseram que a Assembleia Municipal recomende à Câmara Municipal de Lagos que:

1. organize um Programa Integrado de Gestão Sustentável da Água.

2. reforce, com carácter de permanência, medidas de controlo, racionalização e gestão integrada da água no Concelho;

3. incremente a construção de redes separativas de águas e saneamento;

4. insista numa maior divulgação de campanhas eficazes de sensibilização e alerta da população, chamando a atenção para a urgência de uma efectiva poupança da água, tendo em vista uma alteração sustentada dos hábitos de uso e consumo de água no Concelho de Lagos.

5. estude, desde já, a introdução de penalizações para os consumos excessivos e supérfluos no uso da água potável.

E ainda a realização de uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Lagos sobre este tema convidando com o efeito as águas do Algarve, Associação de Regantes do Alvor e a Câmara Municipal de Lagos

Lagos, 22 de Fevereiro 2022

A coordenadora de Lagos da CDU