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Loulé

 

Intervenção política de Vasco Cardoso numa das 14 iniciativas da CDU comemorativas do 45º Aniversário do 25 de Abril

25 Abril 2019 Salir

As comemorações do 45º aniversário da Revolução de Abril, constituem uma importante oportunidade para afirmar os valores da liberdade, da democracia, da paz, da justiça e do progresso social.

Um momento para lembrar o que foi o fascismo e o que ele representou de opressão e exploração de um povo ao longo de quase meio século. Para lembrar a pobreza, a miséria, o trabalho infantil, a repressão laboral, a emigração em massa, o analfabetismo que atingia milhões de portugueses. Para não esquecer que quase um milhão de jovens foi mobilizado para a Guerra Colonial. Que havia censura e uma política política, a PIDE, que perseguia, prendia, torturava, e que também matou, muitos daqueles que se lhe opunham. Que o fascismo Português era a expressão política dos grandes monopólios e dos latifundiários que dominavam o país, companheiro de estrada da Alemanha de Hitler, da Itália de Mussolini ou da Espanha de Franco.

Um momento para não esquecer a importante luta de resistência que se desenvolveu e que foi determinante para a conquista da Liberdade. Uma luta na qual os comunistas desempenharam um papel destacado, resistindo, organizando a luta, intervindo nas mais difíceis circunstancias, factor que enche de orgulho os eleitos da CDU no poder local democrático que aqui assumem também o compromisso de hoje e sempre com os valores e ideais de Abril.

Daqui saudamos a acção heróica dos capitães de Abril, o seu acto de coragem e patriotismo e que abriu as portas da liberdade e da democracia, que a participação das massas populares nas praças, ruas e avenidas do nosso país haveria de consolidar. Uma participação que teve no 1º de Maio de 1974 um momento determinante no rumo da Revolução Portuguesa. Pela primeira vez, na secular história do nosso país, eram os trabalhadores a principal força transformadora no plano social.

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Direccão Regional

 

Assegurar a redução tarifária

Alargar a oferta de transportes públicos no Algarve

Próximo pag

A consagração de um programa dirigido à redução tarifária (PART) na Lei do Orçamento do Estado para 2019 constitui um avanço de inegável significado. Não se trata apenas de um passo na garantia do direito à mobilidade e ao uso do transporte público, mas também, uma medida de grande alcance e importância para os trabalhadores, e a população em geral, com repercussões directas nos seus rendimentos.

O PCP orgulha-se de com a sua intervenção ao longo de anos, a par com a luta dos utentes, ter prosseguido este objectivo que agora se concretizou, em particular nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Mas como também desde o primeiro momento em que ganhou forma a concretização deste objectivo, se sublinhou que esta medida deve ser alargada a todo o País. Foi nesse sentido que o PCP interveio na discussão do Orçamento do Estado tendo proposto e feito aprovar um reforço de 21 milhões de euros à verba inicialmente inscrita, bem como uma explicitação mais clara da abrangência nacional desta medida, incluindo na região do Algarve.

Como é do conhecimento público, em resultado das décadas de política de direita da responsabilidade do PSD, do CDS e do PS, com o desinvestimento no transporte público, com a privatização da Rodoviária Nacional e a entrega deste serviço aos grupos económicos privados, com a falta de investimento na ferrovia e no material circulante, com os preços exorbitantes que são praticados que se aproximam dos 150€ por passe nas distâncias mais longas, o Algarve é uma região particularmente fragilizada no plano do transporte público. Quando ouvimos, designadamente o PSD e o CDS, criticarem esta medida, a partir das diferenças de financiamento entre o Algarve e as áreas metropolitanas, só podemos atribuir tais afirmações a um requintado exercício de hipocrisia de quem tudo fez para destruir o transporte público e o direito à mobilidade.

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Comunicados de imprensa

PCP AR

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS

Grupo Parlamentar

 

Assembleia da República aprova proposta do PCP para defesa das pequenas empresas que desenvolvem a sua atividade no Aeroporto de Faro

 

Hoje, dia 12 de abril, a Assembleia da República aprovou, parcialmente, o Projeto de Resolução n.º 1346/XIII/3.ª, do PCP, intitulado “Em defesa das pequenas empresas de rent-a-car e de transfer que desenvolvem a sua atividade no Aeroporto de Faro” (em anexo), que recomenda ao Governo que:

 

  1. Intervenha no sentido de proteger as pequenas empresas de rent-a-car e de transfer que desenvolvem a sua atividade no Aeroporto de Faro das práticas abusivas da ANA – Aeroportos de Portugal no que diz respeito às taxas cobradas pelo uso dos parques de estacionamento e pela largada/recolha de passageiros;

 

  1. Intervenha junto da ANA – Aeroportos de Portugal no sentido de garantir que as pequenas empresas de rent-a-car possam operar em condições adequadas no Aeroporto de Faro, em particular ao nível das instalações;

  2. Inicie o processo de reversão da privatização da ANA – Aeroportos de Portugal, colocando o Aeroporto de Faro ao serviço do desenvolvimento regional.

 

Os pontos 1 e 2 foram aprovados com os votos favoráveis de todas os partidos à exceção do PAN, que se absteve. O ponto 3 foi rejeitado, com os votos contra de PS, PSD e CDS, a abstenção do PAN e os votos a favor de PCP, BE e PEV.

Com esta votação, PS, PSD e CDS reconhecem que a ANA – Aeroportos de Portugal tem práticas abusivas dirigidas contra as pequenas empresas de rent-a-car e de transfer que desenvolvem a sua atividade no Aeroporto de Faro, mas, ao mesmo tempo, rejeitam a possibilidade de se atacar o problema na raiz, ou seja, de se proceder à reversão da privatização da empresa que gere os aeroportos nacionais.

Ou seja, PS, PSD e CDS querem chuva na eira e sol no nabal: querem manter a ANA – Aeroportos de Portugal na posse da multinacional francesa Vinci, mas não querem que essa multinacional explore as pequenas empresas com atividade ligada ao Aeroporto de Faro.

Tal como o PCP advertiu, a privatização da ANA-Aeroportos de Portugal teria consequências negativas não só para a própria atividade aeroportuária, mas também para todas as atividades económicas que se desenvolvem a montante e a jusante. A extorsão das pequenas empresas de rent-a-car e de transfer do Aeroporto de Faro, levada a cabo pela ANA-Aeroportos de Portugal para garantir avultados lucros para a multinacional francesa Vinci, é disso um exemplo paradigmático.

Impõe-se, assim, a reversão da privatização da ANA-Aeroportos de Portugal, objetivo pelo qual o PCP se continuará a bater.

Faro, 12 de abril de 2019

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