Olhão - CDU reafirma o seu compromisso com as populações

Os resultados das últimas eleições autárquicas no concelho de Olhão foram marcados por dois factos incontornáveis: a perda, após várias décadas, da maioria absoluta e de mais de 2500 votos por parte do PS e o expressivo reforço da CDU, tendo sido a única força a subir em todo o concelho em número de votos, em percentagem e em mandatos – um vereador, três eleitos na Assembleia Municipal, dois eleitos nas Assembleias de Freguesia de Olhão, Quelfes e Pechão e um na União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta. Face a esta nova realidade a CDU considera o seguinte:

1- Estes resultados eleitorais são inseparáveis de uma ampla rejeição quer da gestão que o PS tinha vindo a impor às populações no concelho, quer da política de desastre nacional que o Governo PSD/CDS está a impor ao país. Mas são também uma demonstração de uma inequívoca vontade de mudança, associada a um claro reconhecimento do papel incontornável da CDU em defesa dos interesses das populações, do seu projeto autárquico, da sua marca de trabalho, honestidade e competência, da sua exigência de rutura com a política de direita e anti-populares.

2- Face às novas e acrescidas responsabilidades que se assumiram, a CDU reafirma o seu compromisso com os interesses das populações: um compromisso baseado na rejeição da política de exploração e empobrecimento, designadamente das medidas inscritas no chamado PAEL que o Governo PSD/CDS propôs e que a câmara PS aceitou (com o voto contra da CDU na AM); um compromisso baseado na defesa dos serviços públicos que têm sido sucessivamente golpeados pela política dos partidos que subscreveram o memorando da troika; um compromisso pela devolução das freguesias ao povo – Moncarapacho e Fuseta – que por ação destes partidos foram subtraídas às populações; um compromisso pelo desagravamento do conjunto de taxas e tarifas municipais e contra o insuportável agravamento das dívidas do município que se tem verificado; um compromisso pela defesa dos interesses da região que têm sido profundamente atingidos como demonstra, pesem embora as sucessivas iniciativas do PCP, a imposição de portagens na Via do Infante ou o abandono da EN125; um compromisso com a activa defesa da Ria Formosa e do aparelho produtivo como factores de criação de emprego e de desenvolvimento do concelho e duma transparente e participada gestão municipal.

3- Aberta ao diálogo com todas as outras forças políticas e ao exame concreto que cada situação colocar, os eleitos da CDU, reafirmam que marcarão a sua ação e iniciativa própria na base do seu programa. Assim foi na consideração da eleição da mesa da Assembleia Municipal já realizada e assim será na instalação de cada um dos órgãos autárquicos. Não pactuando, nem com a sua submissão a interesses que não são os das populações e que estas claramente condenaram com a retirada da maioria absoluta ao PS, nem tão pouco, com uma política que, embora com outros protagonistas, pelo seu passado e opções presentes, representaria no fundo a continuação da política de desastre que tem marcado a gestão autárquica Olhanense.

4- Animados pela confiança que a população nos deu, determinados em levar à Câmara, à Assembleia Municipal e às Freguesias os problemas e aspirações das populações, seguros das propostas que iremos apresentar, a CDU parte para este novo mandato autárquico com o objetivo de contribuir nos órgãos e fora deles para uma mudança no concelho e no país. Uma mudança que passa pela intensificação da luta de todos os que aspiram a uma vida melhor, luta que terá um momento alto já no próximo dia 19 de Outubro, na Marcha por Abril, que se realizará em Lisboa.

A Coordenadora de Olhão da CDU