pcp

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS

Direcção da Organização Regional do Algarve

1º de Maio – Uma conquista histórica dos trabalhadores de todo o mundo

Um feriado para comemorar condignamente!

Aos trabalhadores e aos consumidores das grandes superfícies comerciais e da grande distribuição

Dia 1º de Maio é feriado nacional e dia de comemoração e de luta!

É necessário recordar que as Comemorações do 1º de Maio em todo o mundo, passaram a ser realizadas anualmente desde 1889, em homenagem às lutas sindicais de Boston, nos Estados Unidos da América, em 1886, lutas essas, que pretendiam reduzir a jornada de trabalho de 16 horas para as 8 horas, dentro do princípio de 8 horas para trabalhar, 8 horas para descansar, 8 horas para a formação, cultura, lazer e família, e que foram violentamente reprimidas por ordem do grande capital e da finança, levando à chacina de dezenas de trabalhadores. A luta dos trabalhadores de Boston, a sua persistência,  foi vitoriosa na medida em que obrigou o Congresso (Parlamento) dos Estados Unidos a aprovar a redução do horário de trabalho de 16 para 8 horas de trabalho diário.

Em Portugal, durante a ditadura fascista, também os trabalhadores estiveram em importantes momentos na rua e nesta data a lutar pela redução do horário de trabalho, na luta pelas 8 horas e por outros direitos dos trabalhadores, acabando por impor em alguns sectores, direitos fundamentais na Contratação Colectiva. Mas é com a Revolução de 25 de Abril de 1974, que este dia é comemorado em festa de feriado e acabando por ficar inscrito como um direito dos trabalhadores portugueses, inscrito na Contratação Colectiva, também na área do comércio e serviços.

Na actual situação de profunda crise do sistema capitalista, resultado do próprio sistema, e onde os trabalhadores, os reformados e pensionistas arcam com o pagamento de uma divida que não é sua, ao mesmo tempo que engrossam os obscenos lucros das grandes cadeias de distribuição e dos grandes grupos económicos e financeiros, trabalhar no 1º de Maio é enriquecer com mais um dia de trabalho aqueles que já muito têm e ganham, e empobrecer ainda mais aqueles que trabalham,  que geram a riqueza e que menos ganham.

O Secretariado da Direcção da Organização Regional do Algarve do PCP, exorta os trabalhadores da grande distribuição a exercerem esse direito de feriado nacional e a não se apresentarem ao trabalho no feriado 1º de Maio! A lei e o direito estão do seu lado!

Ao mesmo tempo, o PCP dirige-se aos consumidores, a cada um, a cada trabalhador dos mais diversos sectores de actividade, aos reformados e pensionistas, a todos e a cada um, para que no 1º de Maio não façam compras nos Centros Comerciais, hiper e supermercados! Este é um dia marcado com o sangue daqueles que lutando de forma solidária, deram um contributo inestimável para a conquista de direitos laborais fundamentais.

No dia 1º de Maio, o lugar dos trabalhadores, dos reformados e pensionistas, dos micro e pequenos empresários, dos jovens, das mulheres, é nas Comemorações do dia 1º de Maio promovidas pela União dos Sindicatos do Algarve / CGTP-IN, na Alameda João de Deus  em Faro, sobretudo participando na Manifestação que sairá deste local a partir das 16 horas!

Todos ao 1º de Maio, dia de festa e sobretudo de luta contra a exploração e o empobrecimento, por direitos, salários e reformas dignas!

27 de Abril

O Secretariado da DORAL do PCP