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Buzinão do PCP junta dezenas de viaturas em marcha lenta contra as portagens

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Dezenas de viaturas com bandeiras vermelhas desfilaram em Marcha lenta na passada 6ªfeira dia 12, pelas 17 horas em Faro, contra as portagens na Via do Infante.

 

Esta acção, realizada 3 anos depois da introdução de portagens na Via do Infante, contou com a solidariedade de muitos outros automobilistas que se juntaram ao Buzinão demonstrando o seu descontentamento com esta medida que PS, PSD e CDS impuseram à região.

 

A acção terminou com a intervenção de Vasco Cardoso, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP que, sublinhando o facto das portagens apenas servirem os interesses da concessionária constituindo um roubo às populações e à região, reafirmou a determinação do PCP de prosseguir a luta no Algarve e na Assembleia da República até que a via do Infante seja devolvida ao povo português.

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PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS

Direcção da Organização Regional do Algarve

Buzinão do PCP em Faro assinala 3 anos de portagens na Via do Infante

 

Assinalando três anos sobre a imposição de portagens na Via do Infante (8 de Dezembro de 2011) o PCP irá realizar pelas 17 horas em Faro, no próximo dia 12 de Dezembro, um buzinão entre a zona das piscinas municipais e o Teatro das Figuras, culminando com várias intervenções, entre elas, de Vasco Cardoso, membro da Comissão Políca do Comité Central do PCP.

 

Trata-se de mais uma ação que afirma a coerência e determinação do PCP de uma luta contra a introdução de portagens na Via do Infante que começou antes da sua imposição pelo PS, PSD e CDS, que se prolongou em vários momentos até aos dias de hoje e que perdurará enquanto essa infraestrutura não for devolvida ao povo português.

 

A introdução de portagens na A-22 esta a ter repercussões muito negativas para a atividade económica da região, a contribuir para o encerramento de empresas, o aumento do desemprego e o agravamento das injustiças e das desigualdades sociais. Percorrer todo o Algarve, com regresso custa 23,20 €. De Vila Real de Santo António a Faro e regresso custa 10€ e de Lagos Faro e regresso 13,20 €. Uma realidade que contrasta com a autoestrada que a prolonga do outro lado da fronteira por Espanha, onde não são pagas portagens, constituindo uma diminuição da competitividade com o mercado vizinho e representa também uma barreira económica para o turismo com origem terrestre.

 

O PCP está desde o início na linha da frente de combate, primeiro à introdução das portagens e depois pela respetiva revogação, tendo o nosso Grupo Parlamentar apresentado propostas de abolição das portagens não apenas na Via do Infante / A22, mas também nas restantes ex-SCUT e exigiu a extinção da parceria público-privada criada para requalificar a EN 125, bem como das atuais parcerias público-privadas, propondo o recurso à gestão pública para concluir as obras de requalificação. O processo das SCUT e a luta pela sua abolição tem também contribuído para denunciar o disfarce camaleónico dos deputados do PS, PSD e CDS que na Assembleia da República votam contra a abolição das portagens, mas em declarações feitas no Algarve, quer em público quer em vésperas de campanha eleitoral, afirmam que estão contra. A provar a falta de seriedade de quem toma estas medidas, está o facto de as portagens terem sido aprovadas em 8 de Dezembro de 2011 e a requalificação da estrada nacional 125, tomada como alternativa, ter tido, logo em Março de 2012, as obras suspensas por iniciativa do Governo do PS.

 

Até à abolição das portagens, os algarvios podem contar com a luta do PCP para derrubar estas barreiras interpostas ao desenvolvimento da região pelo PS, PSD e CDS, uma luta que assume a demissão do actual governo como uma exigência inadiável e que aponta a necessidade de uma alternativa patriótica e de esquerda que garanta um Portugal com futuro.

 

Faro, 9 de Dezembro de 2014

 

O Secretariado da Direção da Organização Regional do Algarve do PCP

 


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Intervenção de Vasco Cardoso, membro da Comissão Política do Comité Central, Faro, 8ª Assembleia da Organização Regional do Algarve

 

Um partido mais forte para um Algarve com futuro

29 Novembro 2014

 

Uma sentida calorosa saudação a todos os delegados e convidados a esta 8ª Assembleia da Organização Regional do Algarve e, por vosso intermédio, aos trabalhadores e populações algarvias, desejando que hoje seja um importante dia de trabalho e de convívio e que no final desta Assembleia, saiamos daqui com um Partido mais forte, mais unido e mais determinado a levar por diante as exigentes e exaltantes tarefas que temos pela frente.

Com o dia de hoje culmina um longo percurso de preparação desta Assembleia, envolvendo mais 500 presenças de membros do Partido nas cerca de 40 pequenas e grandes reuniões realizadas e que testemunham uma opção diferente de intervenção política, baseada nos princípios de funcionamento do nosso Partido e que têm, na participação livre e consciente de cada militante, a sua principal força e única forma de estar.

Nestes últimos 2 meses de preparação mais intensa desta Assembleia, envolvendo os membros do Partido na região na definição das orientações, análises e propostas que estão patentes no Projecto de Resolução que hoje aqui aprovaremos, o Partido não só não ficou fechado dentro de quatro paredes, como teve de responder com grande determinação às exigências colocadas pelo aprofundamento da política de direita, às tarefas associadas à afirmação da alternativa patriótica e de esquerda, aos objectivos presentes no reforço da organização Partidária, e em particular, à acção de contacto com os membros do Partido. Tudo isto, torna ainda mais valioso o percurso que foi percorrido, confirmando de forma inteira, a identidade comunista do PCP.

Identidade que esta assembleia assume com orgulho, na linha das melhores tradições de luta das várias gerações de comunistas que foram obreiras da heróica história deste partido nos seus mais de 93 anos de existência. Identidade que, 40 anos depois da Revolução de Abril, confirma um Partido virado para o futuro, consciente das dificuldades mas confiante na capacidade transformadora do Povo português, seguro das suas próprias forças, disponível para assumir todas as responsabilidades que o povo lhe queira atribuir, preparado para intervir sejam quais forem as circunstancias que vida lhe venha a colocar pela frente.

Tal como revela o Projecto de Resolução que está em discussão, o Algarve tem estado sujeito à pior ofensiva desde os tempos do fascismo. Durante anos o PCP foi alertando, não apenas para as consequências da política de direita desenvovida por sucessivos governos, mas também para os riscos que envolviam a imposição a esta região de um modelo de desenvolvimento económico que desprezava o aparelho produtivo em deterimento da monoactividade do turismo e da especulação imobiliária. Bastou o aprofundamento da crise estrutural do capitalismo a partir de 2007, para revelar que este modelo tinha e tem pés de barro.

Em cinco anos o PIB do Algarve caiu 14%, sendo a região do país mais atingida pela recessão económica da qual ainda não saiu. Só na Construção Civil foram liquidados mais de 11 mil postos de trabalho. A taxa de desemprego é a maior do país com cerca de 55 mil trabalhadores desempregados. Aliás, no ínício deste mês de Novembro, ao mesmo tempo que ouviamos os membros do Governo a propagandear a suposta descida da taxa do desemprego, acumulavam-se centenas de trabalhadores às portas dos centros de emprego de Portimão, Albufeira, Faro ou Loulé. Os salários também regrediram, em particular no sector da hotelaria com uma quebra de 150€ em termos nominais, em contraste aliás, com as notícias que nos inundam todos os dias a falar dos hotéis cheios e dos recordes na captação de turistas. Por outro lado, indústrias como a conserveira, a transformação de cortiça, a extracção e transformação de sal, a reparação e construção naval ou a extracção de pedras ornamentais, outrora importantes sectores produtivos no Algarve, têm hoje um papel quase residual. As pescas, pese embora as imensas potencialidades da região, continuam mergulhadas numa longa agonia, continuando a diminuir o número de embarcações e a cair o rendimento obtido das actividades do mar.

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