ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE LAGOS APROVA PROPOSTA DA CDU DE COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DA CHEGADA DO COMBOIO A LAGOS

CDU Lagos comboioA Assembleia Municipal de Lagos reunida a 22 de Fevereiro de 2021, aprovou por unanimidade a Proposta da CDU, que se anexa, para a Comemoração do Centenário da Chegada do Comboio a Lagos.

Em 2022 celebram-se os 100 anos da chegada do primeiro comboio a Lagos e dos festejos que acompanharam a inauguração do ramal ferroviário Portimão-Lagos que completava a Linha do Algarve.

No século XIX, a invenção da máquina a vapor havia dado origem à Revolução Industrial, onde teve papel destacado a sua aplicação nas locomotivas dos caminhos de ferro, com efeitos que perduram hoje.

Em Portugal, a primeira viagem de comboio foi em 1858, com a inauguração, revestida de curiosas peripécias, da linha Lisboa-Carregado.

Uma Lei de 1883 previa a linha de caminho de ferro até ao Algarve e o projecto do ramal de Lagos é de 1899.

Em 30 de Julho de 1922, um comboio especial fez a ligação directa do Barreiro a Lagos, com o presidente do Ministério, o ministro do Trabalho e o director do Caminho de Ferro do Sul e Sueste, a que se juntou o ministro do Comércio, que se encontrava em visita aos Concelhos do Barlavento, uma delegação da Vila do Barreiro formada pelas Bandas da Sociedade Democrática União Barreirense e da Sociedade de Instrução e Recreio do Barreiro, representantes do Grupo Dramático Herculano Marinho e a equipa do Foot Ball Club Barreirense. Todos participaram nos festejos em Lagos, onde 3 dias de cerimónias oficiais e festas populares celebraram a chegada do primeiro comboio, largamente referida e noticiada em toda a imprensa nacional e regional.

Assim, a Assembleia Municipal de Lagos,deliberou:

1. Criar uma Comissão Municipal para as Comemorações do Centenário da Chegada do Comboio a Lagos,

2. Convidar a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia a integrar a Comissão, juntamente com a Comissão Permanente da Assembleia Municipal,

3. Indigitar o presidente da Assembleia Municipal a proceder aos convites e a marcar a data da primeira reunião, para estabelecer o calendário e a programação das comemorações.

Mais uma vez a CDU cumpre o seu compromisso na defesa da memória colectiva e dos valores culturais do património histórico de Lagos.

Lagos, 24.02.2021

A Coordenadora de Lagos da CDU