pcp2Direcção da Organização Regional do Algarve

Fecho de extensões de saúde: mais um corte nos direitos

Está em curso o fecho de extensões de saúde nas freguesias com menos de 1500 utentes (2 em Lagos, 2 em Vila Bispo, entre outras). Trata-se de mais um corte nos direitos das populações e um compreensível factor de inquietação.

O Governo PS, com o apoio do PSD e o patrocínio do Presidente da República Cavaco Silva, impõem dramáticos cortes, incluindo naquilo que diz respeito à saúde. Com tais medidas estão a gerar a saída de muitos profissionais e a forma que encontram para suprir os efeitos das suas medidas é cortar ainda mais no básico direito à saúde.

Dirão, como justificação, que assim os utentes serão melhor servidos, terão mais qualidade no atendimento. Pretendem assim fugir ao facto de tal constituir um encargo acrescido de deslocações para muitos que já têm muitas dificuldades, seja de índole financeira, seja de mobilidade.

A verdade é que, com estas medidas, o acesso à saúde fica cada vez mais distante das populações e o recurso aos hospitais como saída mais imediata tenderá a subir.

Como se constata, a destruição do serviço nacional de saúde vai assim sendo efectivado, mesmo que consagrado na Constituição da República.

19 de Janeiro de 2011                 O Secretariado da DORAL do PCP