A Intervenção do PCP em Vila Real de Santo António, Sandra Jesus.

Faro, 10 de Dezembro de 2022

A Intervenção do PCP em Vila Real de Santo António Sandra Jesusjpg

Em nome da comissão concelhia de Vila Real de Santo António saúdo todos os delegados e convidados presentes na X Assembleia da Organização Regional do Algarve.

Camaradas
Quatro anos se passaram desde a última Assembleia de organização. Quatro anos…parece pouco tempo, parece que nada aconteceu, mas quando fazemos uma retrospetiva, vemos que muita coisa aconteceu neste período. Ocorreram diversas eleições, presidência da República, Parlamento Europeu, Autárquicas e Legislativas. Destas últimas resultou uma maioria absoluta do PS.

Nas últimas eleições autárquicas, A CDU em Vila Real de Santo António elegeu um vereador que, ao arrepio da vontade das estruturas concelhias do PCP e da CDU decidiu juntar-se ao executivo do PS… ficámos sem vereador. E a intervenção neste órgão autárquico ficou mais difícil, mas ainda assim, não deixamos de intervir a nível Autárquico atravez dos 3 eleitos na Assembleia Municipal, dos eleitos nas assembleias de freguesia de Vila Real de Santo António e de Monte Gordo.

Durante este período houve ainda a pandemia do COVID-19, com os seus múltiplos confinamentos.

Em todos estes acontecimentos o Partido esteve presente, lutando pela defesa, conquista e reposição de direitos.

Camaradas,
Assim foi e assim é também em Vila Real de Santo António, com o Partido a intervir diariamente na luta pela melhoria dos salários e dos direitos dos trabalhadores, pela diversificação da atividade económica e a promoção do aparelho produtivo concelhio, na luta pela melhoria dos serviços públicos e reforço do investimento na região. Uma intervenção que é também visível por via dos nossos eleitos nos órgãos autárquicos.

A intervenção do PCP no concelho passa também pela realização de Tribunas públicas, elaboração de abaixo-assinados, distribuição e divulgação de documentos do Partido de âmbito Nacional e outros de dimensão local, tais como boletins concelhios, notas de imprensa, comunicados. Todos estes meios são também formas de mobilizar e envolver as populações em diversas situações.

A realização de iniciativas no Centro de Trabalho, tais como as várias edições da feira do livro, almoços/ convívios, plenários e cursos de formação ideológica, reveste-se de grande importância para esta organização concelhia, não só porque promovem o contacto mais frequente entre alguns dos seus militantes, como também algumas, ajudam de certa forma, na independência financeira da organização.

Ainda sobre as iniciativas, destacava aqui as Comemorações do Centenário do nascimento de José Saramago, Prémio Nobel da Literatura, sob o lema “Escritor Universal, intelectual de abril, militante comunista”, que a concelhia de Vila Real de Santo António também se associou, e que teve lugar na Biblioteca Municipal Vicente Campina, em Vila Real de Santo António, com a apresentação da obra “Viagem a Portugal”, pela camarada Carina Infante. Nesta iniciativa que, foi para além das nossa fronteira, trouxe até nós alguns amigos Espanhóis conhecedores e admiradores da obra a viagem a Portugal. As comemorações do centenário de José Saramago no Algarve mereceram uma grande atenção por parte do PCP com a realização de várias iniciativas.

A intervenção do PCP no concelho não se esgota aqui, uma das áreas da nossa intervenção é junto da ARPI de Vila Real de Santo António, aonde se realizaram eleições este ano e em que foi possível eleger para a direção camaradas nossos incluindo a presidente da direção, aonde procuraremos intervir no âmbito do trabalho unitário criando condições para uma intervenção mais activa dos Reformados na defesas dos seus direitos e aspirações.

Camaradas,
Apesar de haver esforço e empenho por parte de alguns dos camaradas nas tarefas da concelhia, persistem ainda alguns constrangimentos no trabalho da organização: a média etária dos nossos militantes é alta; um significativo número de militantes tem pouca participação na atividade do partido; o valor das cotas é na generalidade baixo e a cobrança regular é dificultada por fragilidades na estrutura da organização.

No entanto, apesar da situação financeira ser exigente e em determinados momentos estarmos em atraso com os nossos compromissos para com a Organização Regional e a editorial Avante!, a experiência mostra que, com empenho e envolvimento de mais camaradas, é possível superar estas dificuldades.

Para ultrapassarmos alguns destes constrangimentos e alargar a intervenção a outras áreas, é fundamental aumentar a militância e reforçar a organização. E como Adriano Correia de Oliveira cantava na sua Trova do Vento que Passa,
Mesmo na noite mais triste
Em tempo de servidão
Há sempre alguém que resiste
Há sempre alguém que diz não.

Viva a X Assembleia da Organização Regional do Algarve

Viva o PCP