A Intervenção do Partido no concelho de Lagoa, Fernando Fernandes

Faro, 10 de Dezembro de 2022

face Fernando Fernandes

Camaradas

O Concelho de Lagoa localiza-se em pleno litoral algarvio, numa avaliação dos seus principais traços e características, podemos concluir que o Concelho de Lagoa acompanha os défices estruturais impostos por décadas de política de direita.

A principal actividade económica do Concelho de Lagoa continua a ser o turismo, a que se segue o comércio e os serviços. O sector primário da economia e a indústria transformadora, continuam a ser quase inexistentes.

É preciso uma outra política, uma política que aposte em todos os sectores da economia, que aposte na produção nacional como factor de desenvolvimento da Região Algarvia e do País.

Na saúde, o Concelho de Lagoa não foge à realidade regional e nacional, existem cerca de 5400 utentes sem médico de família. Esta realidade demonstra que o Concelho de Lagoa é uma zona carenciada e mostra a necessidade de uma outra politica também na saúde.

Ao mesmo tempo vão florescendo clínicas privadas da saúde em todo o Concelho, daqui reafirmamos que a saúde é um direito e não um negócio.

Camaradas

O movimento associativo popular, para além da intervenção institucional, deve exigir a todos os membros do Partido e às suas organizações uma atenção redobrada e empenhada.

Falar do movimento associativo popular é falar dum amplo espaço de democratização da actividade cultural, recreativa, desportiva, mas também social, de formação pessoal e cívica onde é possível contactar com muita gente, democratas e patriotas muitas vezes sem filiação partidária.

Em Lagoa esta é uma frente de trabalho a que damos também uma especial importância.

Existe um conjunto de camaradas que intervêm na direcção do Clube de Futebol os Estombarenses, do Centro Popular de Lagoa e do Lagoa Académico Clube.

É preciso que todo o colectivo se envolva e participe na vida associativa, nas direcções das colectividades e associações.

É preciso afirmar junto das colectividades o papel e posições do Partido.

Camaradas

Nestes últimos 4 anos, o Partido no Concelho de Lagoa tem mantido a sua actividade.

Fomos confrontados com os constrangimentos relacionados com o covid-19, foi necessário ultrapassar dificuldades nas reuniões e manter o regular funcionamento.

O aniversário do Partido, foi comemorado com a dignidade merecida.

Comemoramos o II Centenário de Karl Max com uma exposição na Biblioteca Municipal de Lagoa.

Comemoramos o 25 de Abril, com uma exposição na Biblioteca Municipal e uma sessão sobre o poema “As portas que Abril abriu”, na escola secundaria.

O Capitalismo não é Verde, foi o tema para uma sessão pública sobre o ambiente.

Organizamos já em 2022 um convívio de verão com almoço, iniciativa que juntou cerca de 100 camaradas e amigos.

As últimas eleições autárquicas acentuaram a maioria absoluta do PS em todos os órgãos municipais e das freguesias. Resultados que produziram a concentração do poder autárquico neste partido, com tradução na centralização do poder, na prática populista e de clientelas.

A CDU tem actualmente 1 eleito na assembleia municipal, insuficiente para as necessidades de intervenção do Partido a nível local, ainda assim temo-nos distinguido pela quantidade e qualidade na nossa intervenção autárquica, apresentando propostas em defesa do Serviço Nacional de Saúde, da Escola Pública, na defesa da água e do meio ambiente, na defesa intransigente dos trabalhadores da autarquia.

A comissão Concelhia de Lagoa, têm tido um papel importante na luta em defesa dos trabalhadores e da população do Concelho de Lagoa.

Foi o PCP, os seus eleitos e activistas que estiveram na frente da luta contra a privatização dos CTT.

Foi o PCP que esteve na frente da luta contra as portagens na via do infante.

É o PCP que luta intransigentemente para salvar o SNS, luta que se trava também para garantir o acesso à saúde no hospital do barlavento em Portimão.

Camaradas

Daqui reafirmamos a disponibilidade do PCP para a continuação da luta por um Concelho, uma Região e um País onde valha a pena viver.

Uma nota final

No passado sábado, realizamos a 6ª Assembleia de Organização Concelhia de Lagoa.

Um dia igualmente importante na vida do nosso Partido, culminando com semanas de trabalho para sua preparação.

Foi eleita a nova Concelhia. Concelhia que já contará com o mais recente militante do Partido, um camarada que há cerca de duas semanas resolveu dar o passo de aderir ao Partido.

Importa agora, enquadrar este novo camarada, atribuir-lhe uma tarefa concreta e inseri-lo no trabalho regular do Partido.

O Partido tem futuro e também em Lagoa o futuro tem Partido.

Camaradas, vamos ao trabalho, vamos à luta, porque o caminho é longo, mas a vitória pertence-nos.

Viva a Xª Assembleia da Organização Regional do Algarve

Viva ao Partido Comunista Português.