A Intervenção dos comunistas no concelho de Alcoutim, Leonel Nunes

Faro, 10 de Dezembro de 2022A Intervenção dos comunistas no concelho de Alcoutim Leonel Nunes

Uma saudação dos camaradas de Alcoutim à X Assembleia da Organização Regional do Algarve do nosso Partido.

Alcoutim é um concelho marcado pela política de direita de favorecimento do grande capital e de submissão à União Europeia. A destruição de serviços públicos, a falta de investimento, a degradação do aparelho produtivo, o abandono da agricultura traduzem-se na crescente perda de população e no seu envelhecimento, na desertificação e abandono do território. Alcoutim é hoje, um dos concelhos mais deprimidos de todo o País

A Autarquia, principal empregador do concelho, debate-se com um sub-financiamento que se torna mais grave em concelhos com as características do de Alcoutim, com população dispersa e envelhecida. A tendência para uma intervenção da autarquia de acordo com as suas conceções – para substituir as responsabilidades da administração central, quando o que se exigia era uma outra postura dos autarcas para reivindicarem junto do poder central as obras e investimentos que são da sua responsabilidade e que à muito estão identificadas como estruturantes para o concelho de Alcoutim.

O PCP, apesar de não contar com nenhum eleito no concelho, tem tido uma importante intervenção ao longo dos anos - na defesa de serviços públicos, na reposição de Freguesias, na defesa do aparelho produtivo, na construção da Barragem do Vascão ou ainda na conclusão do IC27 entre outros .

Uma intervenção que gostaríamos de destacar é a luta pela construção da ponte internacional entre Alcoutim e Sanlucar.
Trata-se de uma reivindicação antiga das populações de ambas as margens do rio Guadiana, sendo unanimemente reconhecido que a construção desta infraestrutura teria um impacto importantíssimo na dinamização da economia local e na atração e fixação de novos habitantes, contribuindo, desse modo, para combater o processo de despovoamento e desertificação que afeta Alcoutim e os concelhos limítrofes.

O PCP pela sua intervenção na Assembleia da Republica e no Parlamento Europeu, e sobre tudo junto da população, não vai desistir de lutar até à sua construção.

Camaradas,
No plano orgânico a comissão concelhia de Alcoutim do PCP, apesar das muitas debilidades, assegurou a participação nos diferentes actos eleitorais, e em particular das eleições autárquicas de 2021, assegurou até 2020 as comemorações dos Aniversários do Partido e do 25 de Abril, e a realização em conjunto com a organização de Mértola do PCP, o convívio popular da Sardinhada na Ribeira do Vascão e o convívio de verão na praia fluvial de Alcoutim. Já que após 2020 e até à pouco tempo, as questões da pandemia do COVID-19 tornaram mais difícil a realização de algumas dessas iniciativas.

Uma situação que devemos ter como objetivo é retomar já no próximo ano todas as iniciativas que foram interrompidas pela pandemia
Reforçar o Partido, continua a ser uma prioridade, tendo como principal objetivo reforçar a intervenção junto dos trabalhadores e da população.

Precisamos de continuar a garantir e se possível melhorar nas questões da imprensa do Partido - Avante e Militante, na cobrança de quotas e sobre tudo no recrutamento de novos militantes.

O PCP, pela sua natureza, identidade e objetivos, pelas suas propostas e coerentes posições, e pelo seu papel na luta dos trabalhadores e populações, é necessário e imprescindível no concelho de Alcoutim.

Viva a X Assembleia da ORAL
Viva o PCP