A luta pelo aumento do salário e o reforço do Movimento Sindical unitário e da CGTP-IN, Catarina Marques

Faro, 10 de Dezembro de 2022

A luta pelo aumento do salário e o reforço do Movimento Sindical unitário e da CGTP IN Catarina Marques

Camaradas

Começo por saudar a X assembleia de organização regional do Algarve do PCP e este extraordinário coletivo que mantém firme o nosso projeto de luta e a construção de uma sociedade nova livre da exploração.

A sociedade nova que queremos e pela qual lutamos está reflectida em todas as realidades onde estamos inseridos e é, sobretudo, construída a partir da força organizada dos trabalhadores nas empresas e locais de trabalho.

E, de facto, trabalhadores unidos e organizados nos seus sindicatos de classe estarão, naturalmente, mais preparados para a luta por melhores condições de vida e de trabalho.

Não é tarefa fácil, exige de todos enormes sacrifícios e abnegação, a realidade confronta-nos muitas vezes de forma brutal, mas não temos outra maneira de vencer os nossos inimigos de classe que, todos os dias e com armas poderosas, atacam os direitos de quem trabalha e procuram limitar a sua ação.

Para eles, o conceito de liberdade e democracia assenta no enriquecimento dos ricos e no empobrecimento dos trabalhadores e do povo.

E eles aí estão, camaradas, determinados em aumentar ainda mais os escandalosos lucros dos grupos económicos, enquanto os trabalhadores se veem confrontados com o aumento brutal do custo de vida, com a degradação das condições de trabalho e dos serviços públicos.

O nosso partido, o Partido Comunista Português, está e estará sempre ao lado dos trabalhadores e das suas justas reivindicações e lutas. Luta que tem vindo a crescer.

Daqui saudamos a luta dos professores na expressiva greve de 2 de novembro, a luta dos trabalhadores da administração pública que na greve do passado dia 18 de Novembro registaram elevados índices de adesão, a luta dos enfermeiros que estiveram em greve nos dias 17 e 18 e 22 e 23 de novembro, a luta dos trabalhadores das cantinas que estiveram em greve no dia 28 de novembro, as lutas dos trabalhadores do comércio e grande distribuição que têm greve prevista para o dia 24 de dezembro, as lutas do setor do turismo, com greve marcada no grupo Solverde para dia 31 de dezembro, a greve dos trabalhadores do grupo águas de Portugal, ou a luta convergente dos vários sectores que se concentraram em frente a Assembleia da República no dia 25 de novembro Lutas que diariamente, colocam os trabalhadores na vanguarda e empenhados numa vida digna com condições de trabalho e na perspetiva da construção de uma sociedade nova.

Como dizia Marx, a história de todas as sociedades até hoje, é a história da luta de classes. E camaradas, não tenhamos dúvidas disso, a nossa luta de todos os dias é a luta de classes, a luta contra a exploração, a luta por melhores condições de vida.

Camaradas

A Conferência Nacional destacou a importância do papel dos comunistas no reforço das organizações e movimentos de massas. Precisamos de reforçar os sindicatos de classe, sermos audazes no contacto e esclarecimento dos trabalhadores e encontrarmos formas para o aumento da sindicalização. Aliás, a USAL no Algarve, no seu recente congresso assumiu o objectivo de atingir 5000 novas sindicalizações e de 500 novos delegados sindicais até 2026. E vamos conseguir camaradas!

O reforço do movimento sindical é o músculo que formamos para irmos ao combate. Ao combate pelo aumento dos salários e das pensões, pela regulação dos horários de trabalho e a conciliação com a vida pessoal e familiar, pela erradicação da precariedade, pela valorização das carreiras e profissões e da defesa e aumento do investimento nos serviços públicos e nas funções sociais do Estado.

Camaradas, o ataque aos direitos dos trabalhadores está também presente nas alterações que o governo e as forças reacionárias pretendem introduzir na legislação laboral. Querem dar mais um duro golpe na contratação coletiva É, por isso, fundamental, o reforço do movimento sindical mesmo quando se desenvolve o ataque à liberdade sindical.Quando eles falam em liberdade e democracia, camaradas, é a liberdade e a democracia, precisamente, que estão em causa. O que eles querem é os trabalhadores isolados, sem informação e esclarecimento que impeça a unidade e a organização para a ação e luta reivindicativa.

Camaradas, a luta está na rua e nos locais de trabalho todos os dias e hoje inicia-se a semana de luta convocada pela CGTP-IN até ao dia 17 (próximo sábado).

Chamo a atenção dos camaradas para a ação de luta que se irá realizar em Faro, precisamente no dia 17, às 10 horas, frente ao mercado municipal de Faro, com a presença da SG da CGTP-IN, Isabel Camarinha, e que exigirá a presença de todos como forma de afirmação de uma grande jornada de luta dos trabalhadores do Algarve.

Esta é a nossa grande responsabilidade e dever – reforçar o movimento sindical, intensificar a luta e a presença nos locais de trabalho e não baixar os braços.

E como disse o camarada Paulo Raimundo, no comício do centésimo primeiro aniversário do partido: “ A força organizada é capaz de muito mas, a força organizada dos trabalhadores é capaz de tudo!”

Viva a 10ª Assembleia de Organização Regional do Algarve!
Viva a luta dos trabalhadores!
Viva a JCP!
Viva o Partido Comunista Português!