A Intervenção dos comunistas no concelho de Silves, Bruno Pereira

Faro, 10 de Dezembro de 2022

A Intervenção dos comunistas no concelho de Silves Bruno Pereira

Camaradas

Os últimos 4 anos foram anos de intensas lutas, onde se viveu uma pandemia que restringiu a todos liberdades e direitos.
Foram anos onde foi preciso um PCP forte e determinado para que se cumprisse o seu papel, defendesse os Valores de Abril e impedisse que essas restrições fossem ainda mais longe.

Pois só com a força do PCP, a sua determinação e até alguma criatividade (um bom exemplo disso foi a iniciativa das 100 bandeiras para comemorar os 100 anos do Partido) foi possível realizar, em condições tão adversas como as que vivemos, as comemorações do 25 de Abril, do 1.º de Maio e a Festa do Avante em 2020.

Mas é sobre a intervenção do partido no concelho de Silves, na intervenção da CDU e do trabalho político unitário que hoje aqui vos venho falar.

As eleições Autárquicas de há 1 ano deram uma clara e inequívoca vitória à CDU com uma maioria na Câmara Municipal de Silves e nas 2 maiores Freguesias do concelho: Silves e São Bartolomeu de Messines, provando que o Trabalho, a Honestidade e a Competência foram amplamente reconhecidos pela população do concelho de Silves, da Serra ao Mar.
Fomos ainda, por vontade do Povo, e por uma expressiva margem de votos, a força política mais votada para a Assembleia Municipal e não fosse uma vergonhosa aliança entre o PSD, PS e Chega, e a presidência dessa Assembleia também seria da CDU.
O trabalho desenvolvido pelos eleitos da CDU quer no concelho, quer nas freguesias, tem sido reconhecido pela população com importantes conquistas também para os trabalhadores da própria Autarquia.

Pois se anteriormente já tinha sido a primeira câmara do Algarve a recuperar as 35 horas semanais, desta vez foi também a primeira câmara do Algarve a aplicar, tão longe quanto a lei o permitiu, o Suplemento de Penosidade e Insalubridade aos seus trabalhadores.
A intervenção dos eleitos da CDU na Câmara Municipal tem conseguido aliar o desenvolvimento do concelho com uma rigorosa gestão financeira, e tem concretizado um crescente aumento de verbas atribuídas às freguesias, às coletividades e aos Bombeiros, sempre com uma forte componente de escuta ativa das populações onde os Orçamentos Participativos, que percorrem todas as Freguesias do Concelho, é exemplo.

É importante salientar que o Orçamento atual da Câmara tem, como o próximo também terá, uma verba atribuída à Cultura muito superior a 1%, o que prova que não dizemos uma coisa no Parlamento e fazemos outra nas Câmaras da CDU.

Certamente que muito ainda haverá por fazer, muitas obras e projetos em curso, corrigir debilidades e insuficiências, mas com trabalho, dedicação e esforço coletivo, o Partido, os eleitos e ativistas da CDU, saberão também ultrapassar as dificuldades acrescidas do processo antidemocrático da transferências de competências que o Estado impôs às autarquias e que não é mais que uma desresponsabilização do Estado, passando para as autarquias responsabilidades e encargos que são seus, e que comprometem a estabilidade financeira das Autarquias e os próprios serviços públicos.

Camaradas
O Partido tem também dado um contributo fundamental no desenvolvimento da luta das populações em Silves, e entre outros salientamos:

Pelo direito à saúde dinamizando concentrações de utentes em Silves, Messines, Alcantarilha e onde estivemos também presentes na última Concentração à porta do Hospital do Barlavento para impedir o encerramento da Maternidade, do Serviço de Obstetrícia e de Pediatria).

Pelo direito à mobilidade e ao transporte (EN 124, IC 1,EN 125), onde só pela luta foi possível “obrigar” as Infraestruturas de Portugal a requalificar aquela via.

Pela valorização da luta dos trabalhadores da CP, da EMEF ou dos trabalhadores do Amendoeira Golf;
Pela dinamização do processo da reposição de Freguesias no concelho.

Em Silves, o Partido desenvolveu, junto com a população, um conjunto diversificado de ações inseridas na intensa luta pela concretização de uma política alternativa, patriótica e de esquerda.

Sabemos que existem dificuldades e debilidades mas, o Partido em Silves está atento e ligado à vida. Mas é necessário intensificar as medidas e ações de reforço da organização do Partido no Concelho.

Tendo como linha de trabalho prioritária o recrutamento, nos últimos 4 anos inscreveram-se no partido 18 novos camaradas e estamos certos que mais virão nos próximos 4 anos.

Camaradas
A Comissão Concelhia de Silves – que foi eleita numa recente assembleia de organização concelhia realizada em Outubro - elegeu um executivo procurando desta forma atribuir mais responsabilidades e tarefas a mais camaradas.

O conhecimento e a tomada de posição sobre a situação concreta das empresas e sectores em Silves, sobre o conjunto de problemas com que se confrontam os trabalhadores, as populações, os micro, pequenos e médios empresários, os utentes de serviços públicos são uma prioridade da ação e iniciativa política do Partido no concelho.

Camaradas
A recente Conferencia Nacional identificou prioridades de reforço da organização. É importante a responsabilização e a formação de quadros, o recrutamento e a integração de novos militantes, a nossa intervenção junto da classe operária e de todos os trabalhadores, o trabalho e a intervenção política das organizações locais, o reforço dos nossos meios de informação e propaganda, tal como a garantia da nossa independência financeira.

Mas isso só se consegue materializar se continuarmos a intervir como coletivo partidário que somos. Nos locais de trabalho, nas coletividades, nas freguesias, nos sindicatos, nas associações, nas autarquias, no parlamento, nas escolas, na vida dos trabalhadores e do povo.

Com a determinação e a convicção que nos caracteriza, sabendo que sempre soubemos estar no lado certo da História, afirmamos a nossa vontade e compromisso para que o Partido se reforce também no concelho de Silves.

Viva a 10ª Assembleia da Organização Regional do Algarve
Viva ao Partido Comunista Português.