A Intervenção do Partido no concelho de Aljezur, João Correia

Faro, 10 de Dezembro de 2022

face João Correia

Camaradas,

O município de Aljezur tem cerca de 6.000 habitantes, encontrando-se subdividido em quatro freguesias, Aljezur, Bordeira, Odeceixe e Rogil.

O concelho está inserido numa região que encanta todos os que por lá passam, com maravilhosas praias e paisagens naturais, sendo muito procurada por pescadores, surfistas e amantes do desporto e natureza durante todo o ano.

É uma terra de gente humilde, honesta, trabalhadora e amigável, com um ambiente afável e acolhedor, tendo vindo a tornar-se crescentemente cosmopolita, fruto da intensa imigração de estrangeiros de diferentes nacionalidades, vindos dos quatro cantos do mundo.

Nas últimas eleições autárquicas, os resultados da CDU em Aljezur foram reduzidos a uma expressão mínima, em resultado da dispersão dos votos por uma candidatura independente denominada “Renascer”, que disputou a vitória eleitoral com o PS.

Nesse contexto, a CDU conseguiu eleger apenas um deputado municipal, a contrastar com as eleições anteriores em que conseguiu um mandato na Câmara, três na Assembleia Municipal e seis nas Freguesias.

Não obstante estas dificuldades, a acção da nossa eleita tem sido destacada e meritória, sobressaindo pela sua preparação, pela qualidade das suas intervenções e quantidade de questionamentos e propostas para o concelho.

Este ano foram realizados dois almoços-convívio e um comício de verão em Odeceixe, servindo para aproximar os camaradas, esclarecer as opções políticas do partido a nível nacional, discutir a conjuntura internacional com a guerra na Ucrânia, estabelecer alguns princípios orientadores e perspectivar algumas linhas de acção a nível municipal, etc.

Tem sido possível manter o Centro de Trabalho de Odeceixe com a porta aberta todos os dias, durante cerca de 5 horas, graças à inexcedível dedicação de um camarada.

Tencionamos tornar mais acolhedor o CT de Aljezur, dotando-o de uma banca de livros, por considerarmos que poderá constituir uma importante ferramenta de acção política, cultural e ideológica, procurando assegurar, logo que seja possível, a sua abertura durante um ou dois dias por semana.

Temos conseguido manter uma presença regular e constante em Aljezur com a propaganda fixa, no entanto, acreditamos haver ainda margem para uma colocação cirúrgica de mais MUPIs noutros locais estratégicos do concelho.

Entendemos que a comunicação social se demitiu da sua função de pilar indispensável numa sociedade esclarecida, livre, democrática e plural, estando capturada pelas elites oligárquicas económicas, financeiras e políticas.

Neste sentido, afigura-se-nos que, à escala de uma organização concelhia, e com os escassos meios ao nosso dispor, podemos, ainda assim, combater esta propaganda dos média e a sua sabotagem sistemática de uma alternativa patriótica e de esquerda às políticas imperialistas, neoliberais e conservadoras de direita.

Em Aljezur, temos estado a travar essa luta através da distribuição da imprensa do partido em cafés, pastelarias, snack-bares, restaurantes, cabeleireiros, clubes, associações e noutros espaços onde os munícipes se reúnam e permaneçam durante algum tempo a conversar, o que temos vindo a fazer desde Setembro, com o apoio financeiro de militantes e/ou simpatizantes desta causa de serviço público.

Nesse itinerário de distribuição de jornais Avante!, tem sido possível vender uns quantos, o que tem vindo a permitir identificar alguns simpatizantes do PCP, tornando possível, no futuro, exortá-los a contribuir de alguma forma para apoiarem o partido na defesa intransigente dos interesses dos trabalhadores e do povo.

Desta forma, tem sido possível angariar algumas receitas, dando, concomitantemente, um contributo cívico inestimável à nossa Democracia, fazendo chegar as posições do PCP aos trabalhadores e ao povo português, com vista ao seu cabal esclarecimento em relação às questões que verdadeiramente importam e que têm estado deliberada e ostensivamente ausentes do espaço mediático e do debate público.

Em breve, estaremos em condições de criar uma banca de venda de jornais e revistas no Mercado Municipal de Aljezur e no Mercado da Reforma Agrária, aos Sábados, no período da manhã.

É este o estado da arte em Aljezur.

Viva o PCP!