Intervenção de Celso Costa do CC do PCP

9.ª Assembleia da Organização Regional do Algarve

15 Dezembro 2018, Faro

9 AORAL Celso Costa

Camaradas e amigos,

O Algarve, que como diz o nosso documento, foi uma das regiões mais atingidas pela política de direita praticada há várias décadas no nosso país, e como tal tem produzido profundas injustiças, desigualdades e contradições na situação económica e social algarvias
A imposição de um determinado modelo de desenvolvimento que sirva os interesses dos grandes grupos económicos, em particular os ligados com o turismo e a hotelaria, é contrária aos interesses dos trabalhadores e da população algarvia.

Camaradas,

O Partido, com a sua análise, acção e intervenção, tem vindo a dar resposta a esta grave situação em que nos encontramos hoje. Enquadrada na resposta mais geral aos problemas do país, o Partido aqui no Algarve tem procurado organizar trabalhadores e incentivar populações a lutar contra a degradação das condições de trabalho e de vida.

Para a solução para estes problemas é preciso avançar na construção da Alternativa Patriótica e de Esquerda que o PCP propõe. E parte indissociável da construção da Alternativa Política é o reforço do PCP, da sua influência, capacidade, intervenção e força.

É preciso pois reforçar o Partido - tarefa principal e prioritária de toda a organização do Partido.
Para orientação nesta matéria temos a resolução política do 20º Congresso, e como linha de trabalho temos a resolução política do Comité Central de Janeiro deste ano.

Uma Resolução Política que nos diz que o reforço do Partido passa pelo reforço do trabalho de direcção, pela responsabilização de mais quadros e pela formação política e ideológica. Os organismos de direcção colectiva precisam de ser fortalecidos, todos os quadros devem ter tarefas atribuídas. É um trabalho permanente este de procurar soluções no colectivo e nos quadros individualmente para o desenvolvimento do trabalho do Partido.

A formação política e ideológica deve ser também uma constante preocupação das organizações, temáticas ou mais gerais as acções de formação têm de ter lugar nos planos de actividades anuais das organizações.

Outra das tarefas, e como um dos elementos marcantes deste ano, é a entrega do novo cartão do Partido. Acção que comporta vários aspectos de extrema importância e alcance, cujo desenvolvimento se encontra com alguns atrasos aqui na região, mas que irá certamente continuar até que todos os militantes da Organização do Algarve vejam renovado o seu vínculo com o PCP.

Sendo o nosso Partido o Partido da classe operária e de todos os trabalhadores, a ligação e intervenção nas empresas e locais de trabalho assume prioridade na tarefa de reforço da organização. A criação e dinamização de células de empresa e local de trabalho, com o levantamento nominal de locais a intervir, com o recrutamento, com a responsabilização de quadros para esta tarefa, e sobretudo com o desenvolvimento da Campanha Nacional do 5000 Contactos com trabalhadores, é a tarefa principal do partido a que todos os militantes devem compreender, ajudar e dar resposta no seu prosseguimento.

Não há reforço do Partido efectivo sem o andamento e êxito desta tarefa.

O trabalho de organização de base local e com vários sectores e camadas da população também precisam de estimulados. As Comissões de Freguesia ou as células de Reformados são possibilidades que podem e devem ser levadas à prática pelas Organizações Concelhias.

Em resposta à ofensiva ideológica do grande capital, com os seus poderosos meios de propaganda, o Partido procura ter uma constante presença de rua e de divulgação da sua acção política junto dos seus militantes, trabalhadores e populações. A imprensa do Partido assume aqui um papel fundamental que podia ter uma outra dimensão regional assim houvesse mais camaradas a assumir o compromisso com Avante e o Militante, com mais quadros responsáveis pela distribuição e com a abertura de mais ADE´s.

Camaradas, assegurar a independência financeira do Partido é indispensável para garantir a sua independência política, orgânica e ideológica. Uma melhor compreensão, preparação, discussão e tomada de medidas concretas são necessárias para a elevação dos meios para a actividade e acção do Partido. A começar pela quotização, que é a receita mais sólida das organizações, passando pelas senhas de presença de eleitos, mesas de voto, realização de iniciativas, ou com campanhas de fundos, como a do “Dia de Salário para o Partido” que está a decorrer.

Outra das medidas da resolução do Comité Central é a realização de Assembleias de Organização. Dando cumprimento a esta medida 14 Organizações Concelhias realizaram Assembleias este ano, responsabilizando mais quadros, rejuvenescendo e fortalecendo a organização.
Camaradas, só um grande Partido como o nosso consegue dar resposta a todas estas tarefas, procurando concretizar os seus objectivos e cumprir o seu papel, para isso é também preciso que o faça dentro dos princípios de funcionamento do Partido, base da sua força, unidade e capacidade de intervenção.

Articular todas estas tarefas de reforço do Partido com a luta de massas e com a actividade política na região são os objectivos orgânicos desta Assembleia, e como tal serão os objectivo de todos os comunistas algarvios.

Só assim conseguiremos um PCP mais forte, uma região com futuro.

Viva o PCP

IX AORAL

Ligações

avante_mod2cor

militante_mod2cor

ediesavante_mod2cor

Contactos - www.algarve.pcp.pt