Intervenção de Marco Joia, membro da DORAL do PCP 

9.ª Assembleia da Organização Regional do Algarve

15 Dezembro 2018, Faro

9 AORAL Marco Joia

Camaradas

A independência política, orgânica e ideológica do Partido é indissociável da sua independência financeira, é assim indispensável assegurar a nossa independência Financeira.

É por isso uma tarefa de todo o Partido, de todas as organizações e de todos os militantes.

É na base do funcionamento do Partido, das suas forças e meios, da militância, da iniciativa própria, da contribuição dos seus militantes, simpatizantes e amigos que importa assegurar os meios financeiros para suportar a sua acção e intervenção ao serviço dos trabalhadores e do povo.

Aumentar as receitas próprias, dependermos de nós próprios, vencer condicionamentos e constrangimentos, aproveitando todas as potencialidades, possibilidades e disponibilidades é determinante e indispensável para assegurar o carácter de classe e independência política e ideológica do Partido.

Face às dificuldades criadas pela lei do financiamento dos partidos, torna-se pois essencial e fundamental a compreensão e envolvimento das organizações, dos quadros e dos militantes por forma a garantir e assegurar esta característica ímpar e distinta do nosso Partido.

O Partido continua a dar combate e a exigir a revogação da lei de financiamento dos Partidos com a autoridade de quem defende regras claras e transparentes no financiamento dos Partidos, mas não aceita uma lei que pretende impedir que haja Partidos que preservem a sua autonomia de financiamento face ao estado, e que consagra limitações ao financiamento próprio, baseado nas suas forças e na vontade dos seus militantes em terem um Partido de classe que defenda os trabalhadores, o povo e o País.

A capacidade do Partido em assegurar, no essencial, os meios financeiros para a sua actividade, recusando ser um departamento do Estado ou uma sucursal política dos grupos económicos e financeiros, comporta em si mesmo um elevado valor político e ético distintivo.

Camaradas,

Sobre a situação financeira do Partido na região, e conforme consta da resolução política, e apesar de um conjunto de medidas desenvolvidas ao longo dos anos, a situação financeira do Partido no Algarve é ainda deficitária.

As principais receitas do Partido são, a quotização dos militantes com cerca de 40% a pagar quotas regularmente, a transferência regular por parte da maioria das organizações concelhias para a caixa regional, a comparticipação dos eleitos nas autarquias locais com o alargamento que se tem verificado na compreensão dos princípios de funcionamento do Partido, a realização regular de campanhas de fundos no âmbito dos concelhos, regionais e nacionais, bem como a realização regular de iniciativas de convívio visando a angariação de fundos, a rentabilização do património do Partido e a Festa do Avante!, cuja campanha para a compra da Quinta do Cabo foi um grande êxito político do Partido na região. Em curso, está a campanha “Um dia de salário para o Partido”, tarefa que estamos a desenvolver já com largas dezenas de contribuições e com a confiança de que atingiremos os objectivos que nos propusemos.

É também de valorizar a realização regular de reuniões regionais com responsáveis pelo trabalho de fundos, sendo que é também necessário aprofundar a linha de trabalho de responsabilização de mais quadros para este tipo de tarefas assim como no tratamento da informação e documentação no plano das contas do Partido

Camaradas

Com a força, a determinação, a confiança que é com a luta dos trabalhadores e do povo que se avançará rumo ao progresso e justiça social, a uma sociedade onde não haja lugar á exploração do homem pelo homem, ao Socialismo.

Viva a 9ª Assembleia da Organização Regional do Algarve

Viva ao Partido Comunista Português

IX AORAL

Ligações

avante_mod2cor

militante_mod2cor

ediesavante_mod2cor

Contactos - www.algarve.pcp.pt