Intervenção de Leonor Agulhas, membro da DORAL do PCP 

9.ª Assembleia da Organização Regional do Algarve

15 Dezembro 2018, Faro

9 AORAL Leonor Agulhas

Boa tarde camaradas e amigos, saúdo todos os delegados e convidados na 9ª Assembleia da organização regional e todo o nosso coletivo partidário através dos camaradas da direção central do partido, presente na mesa que preside aos trabalhos
Camaradas, trazia à 9ª Assembleia, algumas notas sobre a frente de trabalho das mulheres comunistas.
As mulheres comunistas, são tal como os homens, militantes de corpo inteiro com deveres e direitos iguais, assumindo no partido de igual modo todas as responsabilidades e tarefas que se prendem com o funcionamento do partido e com a luta que este desenvolve há quase um século: luta pela liberdade contra a exploração, desigualdades e injustiças e por uma sociedade onde estas sejam banidas e se construa uma sociedade Socialista e Comunista.
Um partido como o nosso, revolucionário, marxista-leninista, não podia deixar de estar atento, e desenvolver uma ação de acordo com a especificidade de determinados extratos sociais, que para além da carga negativa que o sistema capitalista faz incidir sobe eles de forma geral, carregam ainda outras, oriundas do mesmo sistema, mas que tem a ver com a sua condição social ou de género.
É o caso das mulheres, enquanto trabalhadoras, mães, donas de casa, constituindo o maior número da população, maior número do desemprego e do trabalho precário, das desigualdades salariais, progressão nas careiras etc., e pesam mais sobre elas, outras questões que se prendem com a inexistência e mau funcionamento de serviços públicos e outros apoios de que o estado se desresponsabiliza.

Camaradas, relacionado com o trabalho do partido junto das mulheres, derivando também de uma orientação e de uma pratica que vem dos tempos da clandestinidade; de construir a unidade na ação concreta, na luta por direitos universais, conquista e defesa e contra a exploração e as injustiças.
É o movimento democrático de mulheres MDM, que neste meio seculo da sua existência tem tido uma atividade constante e permanente no estímulo à participação das mulheres exemplo de que vale a pena lutar
O MDM, no Distrito, é o único movimento unitário de mulheres que desenvolve uma atividade permanente, multifacetada no plano local e regional, com mais de meia centena de ações realizadas nestes últimos 4 anos, em torno de temas de relevância para a vida das mulheres, seja na denúncia ou na afirmação da urgência do cumprimento dos direitos.
Destacando-se as comemorações do dia internacional da mulher que se desenvolvem em vários concelhos do Distrito. 
No plano da organização do partido no Algarve, as mulheres registam uma pequena subida relativamente à 8ª Assembleia, se bem que no âmbito do recrutamento geral, seja necessário recrutar mais mulheres.
Este facto é indicativo de que não existem só dificuldades, mas também potencialidades que temos que de integrar no nosso trabalho, para reforço do partido.
No plano unitário, nomeadamente no âmbito do reforço do MDM que realizou o seu 10º congresso em 27 de Outubro do ano corrente, um congresso que reafirmou o movimento como força aglutinadora da luta das mulheres, evidenciando um Movimento dinâmico, com implantação regional e local diversa, e um profundo conhecimento da situação das mulheres.
A convocação por parte do MDM de uma grande manifestação nacional de mulheres que terá lugar em Lisboa, no dia 9 de Março, iniciativa que se realiza pelo 3º ano consecutivo, constitui desde já, um desafio que se nos vai colocar para fazer das comemorações do Dia Internacional da Mulher no Algarve no dia 8 de Março, e da manifestação em Lisboa, no dia seguinte, um importante momento de luta pela emancipação da mulher. 
Camaradas, o reforço da organização do PCP não deixara de influenciar positivamente o reforço do movimento unitário, nomeadamente do MDM. 
E o resultado desse cruzamento, certamente dará mais força à luta que levara à construção de uma política patriótica e de esquerda, que pelos caminhos de Abril conduzirá à construção da sociedade socialista, verdadeira alternativa a esta cada vez mais injusta e perigosa sociedade capitalista!

Viva a 9ª Assembleia 
Viva o PCP

IX AORAL

Ligações

avante_mod2cor

militante_mod2cor

ediesavante_mod2cor

Contactos - www.algarve.pcp.pt