Intervenção de André Santos

15 Dezembro 2018, Faro

9 AORAL Andre Santos

Camaradas,

Em nome da concelhia de Portimão, quero saudar a 9ª assembleia, o secretário geral e através dele todos ao membros do nosso partido.

Nestes últimos 4 anos a intensa actividade do partido fez-se sentir através das várias acções desenvolvidas na qual a organização de Portimão procurou responder dentro das suas possibilidades.

Participamos nas batalhas eleitorais para as legislativas, europeias, presidenciais e autárquicas, com a distribuição de milhares de documentos.

Contribuímos na mobilização para as acções nacionais da CGTP e na grande marcha nacional, a força do povo por um Portugal com futuro.

A nível local desenvolvemos diversas acções nas lutas unitárias pela saúde, relativamente à defesa do Hospital de Portimão e S.N.S., na concentração contra a taxa municipal de protecção civil em frente a C.M.P., na realização de uma concentração contra o encerramento do balcão da C.G.D., na Quinta do Amparo, assim como uma iniciativa pública contra a privatização dos correios.

Realizamos mais de duas dezenas de visitas com o deputado eleito pelo Algarve em diversos sectores da vida económica e social de Portimão, a última das quais, com a administração do porto de Sines e Algarve sobre o porto comercial de Portimão, evidenciando a importância essencial daquela estrutura para o concelho e para a região.

Ao longo destes anos contactamos as populações através das distribuições do partido, nomeadamente no mercado, e no contacto directo com trabalhadores à porta dos seus locais de trabalho, como o hospital, camara municipal, emarp e superfícies comerciais da cidade.

Realizamos os comícios de verão no mês de Agosto, assim como um jantar comício em 2017, com a presença do secretário geral e com a participação de mais de 200 camaradas e amigos.

Comemoramos com almoços convívio, os aniversários do partido e do 25 de abril, que nos últimos 2 anos foram realizados na escola secundaria Manuel Teixeira Gomes, casa que também acolheu a exposição comemorativa do centenário da revolução de outubro realizada em abril de 2017.

Realizamos os plenários para discussão das teses de preparação do XX congresso do PCP.

Com o objectivo da preparação ideológica dos nossos militantes realizamos 2 cursos de formação, um sobre o 25 de abril e outro sobre o programa e estatutos do partido.

Sobre o reforço do partido, temos a trabalhar regularmente a comissão de autarquias , importante no combate político instituicinal no concelho de Portimão, onde um PS mairitátio e com traços de anticomunismo chumbou na passada quinta feira uma saudação da CDU aos 20 anos da atribuição do premio nobel a José Saramago, temos também a trabalhar irregularmente a célula dos trabalhadores do hospital de Portimão, que pela diversidade de horários, tem difilculdade em reunir. Contudo já editou 2 boletins que foram distribuídos aos trabalhadores da saúde.

Devido a diversas dificuldades a célula dos trabalhadores da hotelaria de Portimão está inactiva, mas não deixamos de objectivar, integrado na campanha dos 5000 contactos com trabalhadores, o contacto, recrutamento, e sua integração de novos membros trabalhadores deste importante sector no concelho.

Nesta campanha de contactos temos identificados 29 trabalhadores, já foram realizadas 13 conversas que ainda não resultaram em recrutamento.

Entre Assembleias foram recrutados 13 novos membros para o partido em Portimão, e recebemos 5 transferências de outros concelhos.

Em termos de situação financeira, pese embora as dificuldades, mais de 50% dos filiados pagam a quota regularmente e estamos a fazer esforços para superar, através da entrega do novo cartão, a contribuição individual de cada camarada.

Continuamos a afirmar as prespectivas no reforço e acção do partido.

Tenhamos nós, a audácia, a vontade e a capacidade política de alargarmos a nossa organização com novos membros e jovens trabalhadores, integrando-os e reponsabilizamdo-os, cumprindo os objectivos e pricípios do nosso partido.

Viva a 9ª assembleia regional do Algarve.

Viva o Partido Comunista Português

IX AORAL