Intervenção de Tiago Raposo, membro da DORAL do PCP

9.ª Assembleia da Organização Regional do Algarve

15 Dezembro 2018, Faro

9 AORAL Tiago Raposo 2Camaradas
Nestes últimos 4 anos, o Partido no Concelho de Silves desenvolveu um conjunto diversificado de acções e tarefas inseridas na intensa luta que os trabalhadores e o povo têm travado pela concretização de uma política alternativa.
 
Nos últimos anos foi fundamental responder ao pacto de agressão de PS,PSD e CDS, e ao mesmo tempo responder as exigências e particularidades colocadas pela actual situação política decorrente das últimas eleições legislativas.
 
Foi e é fundamental a dinamização da luta pela reposição, defesa e conquistas de direitos.
Foi e é prioridade a organização e intervenção nas empresas e locais de trabalho do Concelho.
 
Foi e é importante a dimensão politica e ideológica das comemorações do Centenário da Revolução de Outubro com a realização da exposição patenteada na Biblioteca Municipal de Silves e das comemorações do centenário do nascimento do Camarada José Vitoriano e que foram uma justa homenagem das massas populares à vida e obra deste ilustre Silvense.
 
Foi e é importante a intervenção nos actos eleitorais seja nas últimas eleições autárquicas, com mais responsabilidade que o Partido e a CDU têm perante as populações do concelho, Seja nas eleições para o Parlamento Europeu e Assembleia da República que teremos no próximo ano.
 
Têm-se evidenciado potencialidades para o crescimento e avanço, torna-se necessário intensificar as medidas e acções de reforço da organização do Partido no Concelho.
Existem dificuldades e debilidades mas, o Partido em Silves está atento e ligado à vida do concelho
 
O conhecimento e a tomada de posição sobre a situação concreta das empresas e sectores em Silves, sobre o conjunto de problemas com que se confrontam os trabalhadores, as populações, os pequenos empresários, os utentes de serviços públicos são uma prioridade da acção e iniciativa política do Partido no concelho.
 
O acompanhamento e a valorização da intervenção nas autarquias quer na Câmara quer nas juntas de Silves e Messines, a par, do enquadramento dos eleitos da CDU, da sua prestação de contas e intervenção junto das populações.
 
Camaradas
A clara vitória da CDU nas eleições autárquicas de Outubro de 2017,deixou uma marca histórica em eleições autárquicas no concelho de Silves, (numero de votos e mandatos alcançados) ficando evidente e inquestionável o trabalho desenvolvido durante o mandato . A Limpeza urbana, que caminhava (nos mandatos da gestão PSD) a passos largos para a privatização, melhorou; o reequilíbrio financeiro das contas da autarquia foi consolidado; os trabalhadores da autarquia, viram as suas condições de trabalho valorizadas, sendo a primeira Câmara do Algarve a recuperar as 35 horas de trabalho semanal; as freguesias, colectividades e Bombeiros viram reforçadas as transferências; as populações formam ouvidas e atendidas pelos eleitos.
Naturalmente, ainda há muito por fazer, muitas obras e projectos em curso estão identificadas, mas também debilidades e insuficiências a corrigir, mas com trabalho, dedicação, empenho e esforço colectivo, o Partido, os eleitos e activistas da CDU, saberão honrar de novo a confiança depositada, há cerca de 1 ano pela população do concelho.
 
Camaradas
 
O Concelho de Silves é extenso, as duas maiores freguesias Silves e Messines onde a influência do Partido e da CDU é importante e significativa, e um conjunto de freguesias mais pequenas, nomeadamente as do litoral onde as debilidades são mais evidentes.
Procurou-se recrutar e responsabilizar novos camaradas, efectuam-se distribuições e contactos com algumas das empresas e locais de trabalho, designadamente junto dos trabalhadores da CMS, na plataforma logística do Algoz /Pingo Doce, nos estabelecimentos Teófilo em São Bartolomeu de Messines, em algumas escolas e sobretudo nos locais de maior concentração popular.
Estamos a realizar conjunto de tarefas que importa valorizar :
O contacto com todos os militantes e a entrega do novo cartão.
A cobrança e o aumento do valor da quota ao maior número de camaradas.
A campanha de contactos e intervenção nas empresas e locais de trabalho, com prioridades definidas:
Câmara municipal de Silves, onde no seguimento da acção dos 5000 mil contactos, foi possível alargar o número de camaradas recrutados e onde neste momento já existe uma Célula de trabalhadores, que reúne com regularidade
 
O Partido tem também dado um contributo decisivo no desenvolvimento da luta das populações:
No Serviço Nacional de Saúde (dinamizando concentrações de utentes em Silves, Messines, Alcantarilha).
Na mobilidade (EN 124, IC 1,EN 125), onde só pela luta foi possível “obrigar” as IP a requalificar aquela via.
Na valorização da ferrovia contra a supressão de horários e pela abertura de estações como em São Marcos da Serra e em Tunes onde se realizou uma tribuna publica recentemente.
 
Camaradas
 
Com determinação e a convicção da justeza dos nossos valores, projecto e ideal, afirmamos a nossa vontade e compromisso para que o Partido se reforce também no concelho de Silves.
Mais forte para prosseguir a luta por uma vida melhor, pela democracia avançada, pelo socialismo.
 
Viva a 9ª Assembleia da Organização Regional do Algarve
Viva ao Partido Comunista Português.

IX AORAL

Ligações

avante_mod2cor

militante_mod2cor

ediesavante_mod2cor

Contactos - www.algarve.pcp.pt