Intervenção de Joana Dias

9.ª Assembleia da Organização Regional do Algarve

15 Dezembro 2018, Faro

9 AORAL Joana

Saudamos os camaradas e amigos na 9ª Assembleia da Organização

Ao longo dos últimos anos o Partido tem respondido a um intenso e diversificado conjunto de tarefas no Concelho de Lagos,

Passaram quatro anos da realização da última Assembleia de Organização. Neste período foi fundamental responder ao Pacto de Agressão de PS, PSD e CDS,

Desde a 8ª Assembleia de Organização Regional, a organização concelhia, apesar das suas debilidades e dificuldades, assumiu as suas responsabilidades perante os trabalhadores e as populações, participando nas batalhas eleitorais, agindo e intervindo acerca das aspirações e dos problemas do Concelho de Lagos e no quadro geral das orientações do Partido, procurou intensificar a ligação, o esclarecimento e a mobilização dos trabalhadores e da população.

A realização da 8ª Assembleia da Organização Concelhia, teve na sua preparação e objectivos o reforço do Partido e alargamento da sua influência e capacidade de intervenção. Alargar e rejuvenescer o número de membros do Partido, estruturar a organização na sua ligação à classe operária e aos trabalhadores, alargar a sua influência política e ideológica no Concelho, são condições para o desenvolvimento da luta de massas, para o alargamento do trabalho unitário, para a elevação da consciência política das populações a um patamar capaz de travar a luta pela ruptura com a política de direita.

A campanha de actualização e entrega do novo cartão e reforço da militância está em curso.

Regista-se como linha de trabalho prioritária o recrutamento. Inscreveram-se no Partido 13 novos Camaradas desde a última Assembleia. No processo de entrega de cartões, a organização de Lagos já completou a tarefa e podemos dizer que na fase preaparatória desta assembleia, contactámos com todos os militantes do Partido e a todos entregámos o novo cartão. Decorre a campanha nacional dos 5000 contactos , no Concelho o objectivo é contactar 25 trabalhadores e estão identificados 13.

Mantêm-se algumas das principais dificuldades dos últimos anos, um número muito reduzido de camaradas tem assegurado o essencial do funcionamento do Partido, o que dificulta a resposta adequada às múltiplas solicitações que vão surgindo.

Apesar destas dificuldades, consideramos que mais de metade dos membros do Partido mantêm um contacto regular com a organização e 32 pagaram quotas em 2017, número insuficiente que revela debilidades que precisam de ser ultrapassadas.

Efectuam-se distribuições e contactos com regularidade em algumas das empresas e locais de trabalho prioritários, designadamente os trabalhadores da CML, EcoAmbiente, Hospital de Lagos, escolas e nos locais de maior concentração popular, mercado da Reforma Agrária e outros.

Vendem-se semanalmente no Concelho 28 Avantes! e 5“O Militante”.

Comemoram-se o centenário da Revolução de Outubro, o 75º. aniversário de Guernica; aniversário do PCP, do Avante!, e do 25 de Abril; realizaram-se exposição e debates sobre o SAAL, sobre a crise do Capitalismo, o tema “Prostituição uma grave forma de exploração”; participou-se nas várias campanhas nacionais do Partido; a visita ao Concelho de deputados do PCP na Assembleia da República e no Parlamento Europeu. Os comícios de verão no centro da cidade são importante iniciativa de afirmação do PCP junto da população.

No Concelho, o Partido, bem como os eleitos da CDU, procuram estar junto do Povo, acompanhando e intervindo sobre a realidade. Prova disso, é a concentração que está marcada para amanhã na Praia da Luz, pelas 16 horas, contra o encerramento de mais um posto dos CTT no concelho de Lagos. Este encerramento, feito por uma empresa que o último Governo PSD/CDS privatizou, os CTT, uma empresa que contribuia para o Estado com centenas de milhões de euros de lucros, assegurava o serviço público postal e universal e prestava inúmeros serviços às populações está hoje a saque por parte dos grupos económicos. O nosso empenho é para que a luta dos trabalhadores dos correios e os utentes possam resistir e derrotar este crime contra as populações da Praia da Luz e do País. Por isso, amanhã lá estaremos, com confiança, defendendo o direito aos correios, ao serviço postal, aos serviços públicos.

Reforçar a ligação às massas, afirmar as nossas propostas, o nosso projecto de sociedade, o nosso ideal comunista, para alcançar os objectivos a que nos propomos de ruptura com a política de direita, de construção de uma política patriótica e de esquerda, tendo no horizonte a Democracia Avançada e o Socialismo em Portugal.

VIVA O PCP !

IX AORAL

Ligações

avante_mod2cor

militante_mod2cor

ediesavante_mod2cor

Contactos - www.algarve.pcp.pt