Intervenção de Matilde Mendonça, membro da DORAL do PCP

15 Dezembro 2018, Faro

9 AORAL Matilde Mendonca

Bom dia Camaradas

Em nome da célula dos Reformados saúdo todos os delegados e convidados a esta Assembleia do PCP.

Camaradas, passados quatro anos da 8ª Assembleia Regional, ficou provado que a resposta política do Partido aos problemas dos trabalhadores, do povo e do País reside no reforço do PCP, ou seja, no grau de organização e estruturação de cada organismo e da organização no seu todo.

A célula dos Reformados da Concelhia de Faro é um exemplo disso:

Tem dado passos importantes no reforço da organização e estruturação da mesma. Actualmente conta com 86 camaradas.

Realizamos no passado mês de Maio a 3ª Assembleia de Organização, na qual estiveram presentes 40 delegados, os quais aprovaram por unanimidade o Relatório e Resolução Política.

Elegeu-se um novo secretariado de 14 camaradas e foram atribuídas tarefas a todos. Este secretariado reúne uma vez por mês e realiza 3 a 4 plenários anuais. Também foram constituídos grupos de trabalho para a imprensa do Partido, a quotização, a informação e propaganda e para uma comissão de Bar.

Queremos aqui realçar das acções que realizamos, os “Convívios semanais” às quintas-feiras que, para além do convívio e de mobilizar para iniciativas, contribui com mais de 10% das receitas anuais da Concelhia e ajuda na promoção da venda do Avante.

Realçar também a promoção dos “Cabazes de Natal e de Páscoa”, e a permanência diária no CT para a venda das EP’s no mês de Agosto.

Quanto ao recrutamento já se inscreveu neste ano mais 4 novos camaradas.

No que respeita à tarefa da campanha de entrega dos novos cartões do Partido, informamos que dos 86 camaradas da célula já foram actualizadas 82 fichas, faltam só 4 mas há dificuldade em contactá-los.

Quanto à quotização, assunto que está sempre presente nas reuniões da célula, dizer que temos mais de 75% da quotização em dia, e com a entrega dos cartões conseguimos recuperar quotização atrasada.

No Trabalho unitário, a célula dos reformados tem trabalhado para estar sempre presente nas lutas promovidas pelo MURPI, mas também da CGTP e do MDM.

De outras acções nesta Frente Unitária destacar as manifestações e concentrações de reformados promovidas pelo MURPI na região, a mobilização para o “Piquenicão”, e a preparação do 9º Congresso do MURPI.

Camaradas, há 9 anos, a Célula dos Reformados de Faro ainda estava no papel, hoje e já com 3 Assembleias realizadas e com actividade regular, confirma-se a importância e justeza da decisão de organizar os reformados da Concelhia. E isso reflete-se na força e na capacidade de resposta política aos problemas dos reformados e na acção do Partido.

Nesta nova fase da vida política nacional, também fruto da luta dos reformados, pensionistas e idosos algarvios e da determinação do nosso Partido, temos alcançado importantes recuperações de direitos e rendimentos.

O aumento das pensões e reformas, que agora vai acontecer pelo 3º ano consecutivo, e a reposição do pagamento do subsídio de Natal por inteiro constituem significativas derrotas à política de direita, a qual todos nós somos chamados a combater.

Camaradas, sabemos que sairá das conclusões desta Assembleia um Partido mais forte e a sua organização mais reforçada para a intervenção política no Algarve e no País.

Os reformados da Organização Concelhia de Faro, com as suas medidas de reforço, a sua acção e intervenção estarão cá para a luta .

VIVA A 9ª ASSEMBLEIA DA ORGANIZAÇÃO REGIONAL DO ALGARVE!

VIVA O PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS!

IX AORAL